Livro "Feitos de Luz e Sombras" retrata vivências literárias no Theatro Sete de Abril
Pelotas tem dois pontos impróprios para banho, aponta boletim da Fepam
O sexto boletim do projeto Balneabilidade 2025, divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na última sexta-feira (24), aponta que Pelotas tem dois pontos impróprios para banho: Valverde/Trapiche e Santo Antônio/Rua Bagé. No total, o Rio Grande do Sul conta com 84 pontos próprios para banho e nove considerados impróprios.
Situação da balneabilidade no RS
Dos 93 pontos analisados no estado, 84 estão adequados para banho. Todos os 34 pontos monitorados no Litoral Norte seguem próprios. Já entre os locais impróprios, além dos dois pontos em Pelotas, outros municípios afetados são Barra do Ribeiro, Cerrito, Pedro Osório, Santiago, São Jerônimo e Tapes.
Os locais classificados como impróprios são:
- Pelotas: Valverde/Trapiche e Santo Antônio/Rua Bagé
- Barra do Ribeiro: Praia Recanto das Mulatas/Lago Guaíba
- Cerrito: Balneário Cerrito/Rio Piratini
- Pedro Osório: Balneário Pedro Osório/Rio Piratini
- Santiago: Balneário Distrito de Ernesto Alves/Rio Jaguarizinho
- São Jerônimo: Praia do Encontro/Rio Jacuí
- Tapes: Balneário Rebelo e Praia do Pinvest
Análises e monitoramento
O boletim indica que um ponto em Santiago e um novo ponto em Tapes tornaram-se impróprios nesta temporada. Nos dois pontos de Tapes, os níveis de cianobactérias ultrapassaram 50.000 células/ml.
O Departamento de Fiscalização da Fepam segue monitorando os balneários para evitar descartes irregulares de dejetos. A avaliação é feita com base nas coletas realizadas ao longo das últimas cinco semanas. O projeto Balneabilidade 2025 teve início em 17 de novembro de 2024 e seguirá até o final de fevereiro.
Critérios de classificação
A classificação das águas como próprias ou impróprias é feita com base na presença da bactéria Escherichia coli (E. coli), seguindo as resoluções do Conama. Nos balneários de Pelotas, Tapes e na Lagoa do Peixoto, em Osório, também são analisadas as cianobactérias. Se duas ou mais amostras dentro de um período de cinco semanas apresentarem contagem superior a 800 para E. coli, ou se a mais recente superar 2.000, o ponto é classificado como impróprio. O mesmo ocorre caso a contagem de cianobactérias ultrapasse 50.000 células/ml.
Como acompanhar os boletins
Os boletins de balneabilidade são divulgados semanalmente, às sextas-feiras, no site e redes sociais da Fepam. Além disso, os veranistas podem consultar os resultados no aplicativo Balneabilidade, que também exibe sinalizações de locais próprios ou impróprios para banho.
Recomendações aos banhistas
- Entre na água apenas em locais próprios para banho
- Evite nadar em épocas chuvosas ou 24 horas após chuvas intensas
- Não entre na água em locais com concentração de algas
- Tenha atenção redobrada com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade
0 comentários
Adicionar Comentário