Pesquisa revela que 3 em cada 10 entregadores enfrentam insegurança alimentar
Pix parcelado será lançado em setembro e terá mais duas novas funções até 2026
O Banco Central (BC) anunciou nesta semana o cronograma previsto para a implementação de novas funcionalidades no sistema Pix. A principal novidade é o lançamento do Pix parcelado, previsto para setembro deste ano. O recurso permitirá que usuários parcelem pagamentos diretamente via Pix, de forma semelhante ao cartão de crédito com juros.
Outras duas inovações também estão em desenvolvimento: o Pix em garantia, previsto para 2026, e o autoatendimento no Mecanismo Especial de Devolução (MED), que começa a funcionar a partir de 1º de outubro.
Como funcionará o Pix parcelado
O Pix parcelado permitirá que o usuário contraia um crédito para realizar um pagamento parcelado. O recebedor do valor recebe o total de forma imediata, enquanto o pagador poderá quitar o valor em parcelas, com cobrança de juros.
A ideia é ampliar o uso do Pix no varejo e facilitar o acesso ao crédito para consumidores que não têm cartão ou limite disponível. A funcionalidade poderá ser usada tanto em compras quanto em transferências entre pessoas.
Pix em garantia será voltado para empresas
Já o Pix em garantia será uma ferramenta destinada a pessoas jurídicas, permitindo que empreendedores utilizem valores futuros a receber via Pix como garantia em operações de crédito. A funcionalidade poderá reduzir taxas de juros e facilitar acesso a financiamentos para empresas, especialmente pequenos negócios.
O Banco Central explica que o recurso exigirá infraestrutura mais robusta e, por isso, será lançado apenas em 2026.
Devolução de Pix por golpe será 100% digital
Outra funcionalidade prevista para este ano é o autoatendimento no Mecanismo Especial de Devolução (MED). A partir de 1º de outubro, vítimas de fraudes poderão contestar transações Pix diretamente pelo aplicativo do banco, sem precisar entrar em contato com o atendimento.
O MED foi criado em 2021 para situações de fraude ou erro da instituição financeira, mas ainda exigia etapas manuais. A versão digital permitirá acompanhar o status da solicitação e aumentará as chances de recuperar os valores transferidos indevidamente.
Comprovantes mais claros para evitar golpes
Desde o dia 1º de abril, também passou a valer a obrigatoriedade de diferenciação visual nos comprovantes de Pix. Comprovantes de agendamento agora incluem o texto "Agendamento Pix" e o ícone de calendário com relógio, enquanto os de pagamentos concluídos trazem um sinal de check. A medida busca combater o golpe do falso comprovante, usado para enganar vendedores e prestadores de serviço.
0 comentários
Adicionar Comentário