PF identifica 35 militares envolvidos no plano Punhal Verde e Amarelo, diz jornal
Plataforma "Quero Votar em Preto" destaca candidaturas negras em todo o Brasil
O Alma Preta Jornalismo lançou a ferramenta online "Quero Votar em Preto", que reúne candidaturas de pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas para cargos em prefeituras e câmaras municipais de todas as cidades do Brasil. O objetivo é aumentar a visibilidade desses grupos raciais, historicamente sub-representados nos espaços políticos, e destacar a desigualdade no financiamento de campanhas em comparação à população branca.
A ferramenta faz dois alertas importantes. Primeiro, que a autodeclaração racial nem sempre é totalmente confiável, existindo a possibilidade de fraudes. Segundo, que nem todo candidato negro ou indígena possui uma orientação progressista, especialmente em um cenário onde o debate racial tem atraído também candidatos da direita.
Para usar a "Quero Votar em Preto", basta escolher o cargo desejado (vereador ou prefeito), selecionar o estado e o município, e conferir a lista de candidatos disponíveis. A plataforma também permite filtrar os candidatos por partido, ajudando os eleitores a identificar o espectro político de suas preferências. A partir das informações apresentadas, como o número da urna e o nome do candidato, os eleitores podem pesquisar mais sobre o histórico e as propostas de cada um.
A ferramenta é exclusiva para candidatos negros e indígenas. Caso uma cidade não tenha candidatos listados, significa que não foram encontradas candidaturas com o perfil buscado. A plataforma ainda oferece gráficos sobre perfis de gênero e raça/cor dos candidatos de cada município.
Sugestões para melhorias futuras da ferramenta podem ser enviadas para o e-mail redacao@almapreta.com.br.
Fonte: Alma Preta Jornalismo
0 comentários
Adicionar Comentário