Mais Recentes :

Hemopel promove Semana do Doador de Sangue

Hemopel promove Semana do Doador de Sangue

Até sexta-feira (25), Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) promove a Semana do Doador de Sangue . O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia. O HemoPel é responsável por abastecer três hospitais da cidade, São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, além de outros 23 municípios das regiões Sul e Campanha.

A reportagem da Radiocom conversou com a assistente social do hemocentro, Márcia Lages, onde nos contou mais detalhes da semana . " Dia 25 de Novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Diante disso, nós aqui do Hemopel organizamos a semana do doador de sangue, que começou dia 21 segunda e vai até dia 25 sexta. Essa semana é para parabenizar e agradecer os doares".

De acordo com Márcia , toda doação é muito importante , A programação conta com artistas locais que apresentam música, dança, teatro e circo. Além disso, conta com a participação de empresas e instituições parceiras do Hemopel. O objetivo além de sensibilizar como forma de dar mais visibilidade à importância de doar , mas de forma leve, feliz e interessante.

Vale lembrar que os níveis de estoque do Hemocentro têm se mantido abaixo do mínimo necessário para garantir a segurança dos usuários, especialmente dos tipos A e O negativos, os mais necessários e com menos doadores. Por isso, a equipe do HemoPel apela para que os doadores reservem um tempo na agenda para fazer doações regularmente.

A moradora de São Lourenço do Sul, Patricia Peter , veio a Pelotas para doar e falou da importância de ser doar sangue. " Nós viemos hoje de São Lourenço , é a primeira vez que eu doou aqui , mas sou doadora há muito tempo por conta do meu pai precisar fazer uma cirurgia. Importante a doação porque ela salva vidas."

Quem pode doar?

Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com com suspeitos ou confirmados para Covid-19, podem doar. Quem teve a doença pode doar dez dias depois de ser considerado curado. Após as vacinas, é necessário esperar alguns dias. Nos casos da vacina da gripe e da CoronaVac, é possível doar depois de dois dias. Para as demais contra a Covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

As regras gerais para doação são ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitado fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres, a cada três meses, até três doações anuais.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o (53) 3222-3002, ou pelo WhatsApp (53) 98156-1209.

Reportagem e edição Fábio Cóssio com informações da Prefeitura de Pelotas


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes