Mais Recentes :

Frente Feminista 8M Pelotas realiza atividade de luta Boca na Tribuna

Frente Feminista 8M Pelotas realiza atividade de luta Boca na Tribuna

Hoje, sábado dia 26 de novembro, das 10h às 12h aconteceu a atividade de luta Boca na Tribuna organizada pela Frente Feminista 8M Pelotas em razão dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Ela se deu ao redor do chafariz do calçadão da Andrade Neves com Sete de Setembro, no Centro de Pelotas. A frente está em campanha, junto com o movimento feminista como um todo , pois em nível nacional, desde o dia 20 de novembro até 10 de dezembro se demarca os 21 dias de ativismo. A campanha ocorre mundialmente, que se iniciou ontem dia 25 de novembro com o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher.

Uma das integrantes do 8M a se manifestar foi Eva Santos, artivista, assistente social que trouxe à tona a violência contra as mulheres especialmente negras " Nós somos mulheres que denunciamos as violências políticas de gênero, estamos vendo todos os dias , mulheres que ousam tomar para si e com outras mulheres o direito à palavra , a criar, a questionar, a propor leis e exercer o poder político nesse país".

Além dela, Roberta Luzzadi professora da Rede Municipal de Ensino de Pelotas que integra a União Brasileira de Mulheres (UBM), Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas (GAMP) e a Secretaria de Mulheres do PT, também fez a sua fala. " Vamos colocar para fora nossa voz, mostrar as violências que sofremos diariamente, ressaltar também a questão da violência psicológica , algo que não é muito falado, a violência física. Por exemplo, o que está acontecendo, um homem aqui nos xingando. Eu saio como uma camiseta na rua que diz " lute como uma feminista ", muitos homens olham e já fazem algumas piadinhas. Essa é a violências que enfrentamos todos os dias", relata Roberta.

A violência psicológica é ameaça , destratar, xingar, exatamente o que aconteceu quando um homem passou pelo movimento e xingou as mulheres que estavam na atividade. De acordo com a professora Roberta, foi colocada a importância do Centro de Referência da Mulher vítima de Violência de Pelotas, a Delegacia Especializada da Mulher (DEAM) , que não funciona 24 horas. Uma luta também das mulheres do Coletivo 8M. E Roberta ainda finaliza. " Mulheres não nos calaremos, vocês não estão sozinhas, não tenham medo de denunciar a violência ".

Mais informações e todos os registros de eventos, canais para denúncia e quem queira se somar à Frente 8M estão nas redes sociais como o Facebook na página 8M Pelotas e o Instagram @8mpelotas.

Outros eventos ainda ocorrerão em alusão aos 21 dias de ativismo promovidos pela Prefeitura de Pelotas :

* Tour Maria da Penha

Segunda-feira (28) - Maria da Penha vai ao Bairro – Ação em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, leva informação às mulheres da comunidade sobre a prevenção e erradicação da violência contra a mulher. Promovido pela SAS, por meio do Centro de Referência da Mulher, e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres

Local: Cras São Gonçalo – rua Dona Darci Vargas, 212

Horário: 10h

* Workshop sobre Independência Financeira

Dia 1º de dezembro – Workshop com Letícia Matozo sobre independência financeira das mulheres como forma de retomada da sua autonomia para o rompimento do ciclo da violência. A promoção é da Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Mulher, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com o Sicredi.

Local: Estação Ferroviária de Pelotas – Largo Portugal, 37

Horário: 10h

* Dia do Laço Branco

Dia 6 – Dia do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra as mulheres – ação de conscientização dos usuários, nos serviços da Secretaria de Assistência Social (SAS), com distribuição de material informativo e um laço branco, que simboliza o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e integra o calendário da Campanha dos 21 Dias. A promoção é da SAS, por meio do Centro de Referência da Mulher e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres

* Atividade Mulherio

Dia 7 – Tecendo redes de resistência e cuidado – momento dedicado às servidoras do Centro de Referência da Mulher e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, cuidando de quem cuida. 

* Workshop com a escritora Clara Corleone, sobre violência de Gênero

Dia 9 – com a escritora e atriz Clara Corleone, autora dos livros “O homem infelizmente tem que acabar”, “Porque era ela, porque era eu” e “Predadores”, lançado em outubro. A promoção é da SAS, por meio do Centro de Referência da Mulher e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Local: Estação Ferroviária de Pelotas – Largo Portugal, 37

Horário: 18h

* Dia 10 – Sábado das Gurias

9h – Dignidade Menstrual - Atividades de arrecadação e distribuição de absorventes para mulheres e meninas, junto de material informativo sobre prevenção e combate à violência de gênero

10h – Aula de Defesa Pessoal para mulheres - ministrada pela equipe do Centro de Treinamento das Artes Marciais (Cetam). O instrutor Felipe Netto dará a aula na modalidade Hapkido, arte marcial coreana especializada em defesa pessoal

11h – Música pra Elas – Apresentação artística, para celebrar as mulheres

Local: Mercado Central de Pelotas

Reportagem e edição Fábio Cóssio com informações da Prefeitura de Pelotas e Frente Feminista 8M Pelotas

Foto: Fábio Cóssio


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes