Mais Recentes :

Título de Doutora Honoris Causa é entregue a Mestra Griô Sirley Amaro em memória

Título de Doutora Honoris Causa é entregue a Mestra Griô Sirley Amaro em memória

Na última sexta-feira dia 25 de novembro no salão da Bibliotheca Pública Pelotense houve a cerimônia de Título de Doutora Honoris Causa é entregue a Mestra Griô Sirley Amaro em memória. Ela contou com diversas autoridades presentes como a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Isabela Andrade, a vice-reitora , Úrsula da Silva , a professora Denise Bussoleti , proponente da homenagem, o doutor e professor que escreveu sobre a mestra Grio, Felipe Martins. Entre outras autoridades da cultura e resistência negra como o Mestre Griô Dilermando Freitas, Iyá Sandrali de Oxum, Pai de Juliano de Oxum, os vereadores suplentes da bancada negra da Câmara de Pelotas, Júlio Araújo e Cristiane Gomes ambos do PSOL. Além disso, a presença do ator, artista pelotense, um dos filhos de dona Sirley, Eduardo Amaro na qual recebeu o título dado a mãe na cerimônia.

A reitora Isabela Andrade, iniciou falando aos presentes. " Na Semana da Consciência Negra homenagear esta mulher negra que deixou um legado de cultura e de ancestralidade a nossa cidade, dedicou sua vida pela valorização do povo negro é de extrema importância. Por isso é com grande orgulho que declaro aberta a cerimônia a outorga de maneira póstuma o título de doutora Honoris Causa a Mestra Griô Sirley da Silva Amaro".

Posteriormente falou a proponente da homenagem , professora Denise Bussoleti. " Agradeço a todos e a todas por entenderem a importância desse momento ao conceder o título de doutora Honoris Causa a mestra Griô Sirley Amaro devido a todos os nossos esforços através de uma universidade pública desse país, estamos inserindo na perspectiva que cada vez mais esses saberes de alguma forma possam ser legitimados. Esse título deveria ter sido entregue algum tempo aprovado ainda na gestão do professor Pedro Hallal.".

Ainda falou o pesquisador, doutor ,professor Felipe Martins que escreveu sobre a mestra Sirley Amaro. " Durante 10 anos estive ao lado da doutora griô Sirley Amaro. Nesse tempo todo, pude contemplar de perto, sua doçura, seu encanto, força , luz, graça e sabedoria. Foi ao lado da mestra que aprendi melhor e vivi a ideia do Ubuntu que para a Filosofia Africana que representa a ideia do ser sendo , juntos somos parte daquele que caminhamos nessa jornada. Também com mestra Sirley Amaro tive o que chamamos de Pedagogia do Fuxico. Que tem a oralidade, a fraternidade, a ancestralidade como eixos organizativos para construção de conhecimento".

Além disso, houve o canto de chegança que é tradicional quando os mestres griôs chegam a algum lugar o e público presente junto com Felipe cantaram para a chegada do mestre griô Dilermando Freitas.

Após a cerimônia oficial aconteceu um cortejo seguido de baile do redondo na Praça Coronel Pedro Osório a pedido da própria mestra griô no qual caracteriza sua ancestralidade agora eternizada.

Reportagem e edição Fábio Cóssio

Foto: Luiz Henrique Schuch


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes