24 c Pelotas

OUÇA AO VIVO:

Nativismo Sem Fronteiras

Mais Recentes :

Dia de Doar acontece pelo segundo ano em Pelotas

Dia de Doar acontece pelo segundo ano em Pelotas

Hoje dia 29 de Novembro, terça-feira das 9h às 17h acontece o Dia de Doar . Momento de exercer a solidariedade. Uma iniciativa que ocorre em 85 países. Em Pelotas é feito desde 2021 e novamente este ano. São cerca de 33 instituições participantes. Leve o que puder doar como roupas, sapatos, alimentos, materiais de higiene, tudo é bem-vindo. Quem passar por lá, além de poder fazer a sua contribuição, conhecerá um pouco do trabalho desenvolvido pelas entidades assistenciais. Uma forma de aproximar o pelotense dessas instituições.

A reportagem da Radiocom conversou com algumas lideranças das entidades presentes no evento. A primeira foi Michele da Silva representando o Grupo Maria Maria da Central Única das Favelas (CUFA) núcleo Pelotas. " É minha primeira vez nesse evento, estou muito feliz de estar aqui com as organizações que estão aqui . Vem época de natal, muitas pessoas precisam e é importante as pessoas virem doar , abraçar essa causa , para que as famílias tenham também um natal um pouco mais feliz , não só neste dia, mas todo dia é de doar",ressaltou.

Já outra instituição foi a Associação de Pais de Down de Pelotas (APadpel). A presidenta da associação , Luana Braga, salienta a importância da atividade. " Importante para conscientizar as pessoas, existem várias projetos sociais muito bacanas, que são sérios e precisam da colaboração da comunidade. É um dia de solidariedade".

Além disso, a ONG Alimentar. Conforme a responsável , Carla Pereira , o dia de doar é todo dia. "Temos que estar com o coração aberto, se doar e doar o que for possível para ajudar nossos irmãos . Todos em situação de necessidade , não está fácil pra ninguém. Então nós temos que nos doar. Hoje é dia de fomentar todos os projetos que aqui vieram porque isso dá visibilidade maior , muitas pessoas, às vezes, não têm alcance às redes sociais e neste evento estamos presentes, demonstrar carinho que temos pela sociedade, pelas pessoas e estamos de coração aberto para receber esse carinho de volta". Segundo Carla, os projetos são só existem quando há amor no que se faz. " Doar é importante para todos nós, não só para ONG Alimentar, mas um dia que precisa acontecer, de preferência todos os dias", finaliza.

O coordenador do Projeto Seja Solidário, Cresmar Rodrigues, fala da expectativa em relação ao evento. " Nossa expectativa é boa na manhã de hoje , um dia mundialmente e nacionalmente que se faz solidariedade , nós do Projeto Seja Solidário , estamos com algumas dificuldades ,questões como doações que diminuíram bastante , mas esse dia é de extrema importância , que as pessoas compareçam , ajudem, se tiverem roupas e alimentos e ajudar quem necessita ".

Dentre as instituições que participam também estão Associação Escola Louis Braille, APAE, Associação de Pais e Mães de Autistas (Ampahro), ONG Faça uma Criança Sonhar, Kilombo Urbano e Ocupação Canto de Conexão, Centro de Apoio à Agroecologia (CAPA) e muitas outras.

O Dia de Doar é uma iniciativa da Apadpel, que foi viabilizada pela Lei 7.008/2021, de autoria do vereador Cristiano Silva.


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes