Mais Recentes :

Protesto dos professores e alunos pelo não fechamento do Curso Normal do Colégio Pelotense

Protesto dos professores e alunos pelo não fechamento do Curso Normal do Colégio Pelotense

Hoje ,terça-feira 29 de novembro, pela manhã desde 10h ocorre protesto dos professores e alunos pelo não fechamento do Curso Normal do Colégio Pelotense . Inclusive acontece uma aula na rua em contraponto à medida.

A Radiocom conversou com alguns professores e alunos. Um deles foi Rodrigo Merenda, professor de música do Pelotense. " Assim , eu acho, algumas dessas medidas realmente estão dentro da lei , já tinha uma legislação que previa que isso acontecesse , o município é responsável pelo ensino fundamental e o estado pelo médio. Só que o que acho pior de tudo não é envolver ninguém nessa discussão. Somos pegos de surpresa, não é parte do que vai acontecer daqui pra frente . Essas medidas foram adotadas no meio da pandemia, os professores tiveram 3 meses para organizarem seus conteúdos e como seria esse novo ensino médio no Pelotense. Além de tudo, a comunidade não participa e é quem deveria dar as diretrizes".

O professor Gilson Oliveira Correa explica o papel do curso normal. " O curso normal do Pelotense tem uma tradição muito grande , na cidade, porque ele forma educadores para atuarem nas escolas, inclusive na rede privada em várias escolas, ele dá uma base pedagógica muito boa para quem quer depois continuar carreira de professor, do magistério em geral. Ele é um curso importante tanto para o futuro do professor que vai ingressar na universidade quanto para trabalhar nas escolas, especialmente nos anos iniciais. Ele tem esse papel na cidade. Por isso, é importante a manutenção do curso dentro de um Colégio que é público, proporciona oportunidades para os filhos de trabalhadores , pessoas de baixa renda e que não tem condições de pagar um ensino privado e fazer um curso superior de qualidade".

Um dos alunos, Jardel Santos, também estava lá e manifestou seu apoio pelo prosseguimento do curso normal. " Aqui lidamos com sonhos de muita gente, trabalhando para tornar essa sociedade um lugar melhor. Então, fechar o curso normal é muito problemático, porque é um absurdo que se não tenham dinheiro para isso, que seja essa alegação , que não tenha recursos para arcar com as despesas do curso desde o fundamental até o ensino médio ". De acordo com Jardel, por outro lado, tem dinheiro para tantas outras coisas , mas para educação nunca tem. " Formamos professores, professores muito bem capacitados para estarem em salas de aula. Ela é uma demanda grande. Embora precise de muitos professores ainda na base , mesmo assim, não faz sentido tirar o curso normal do Pelotense ", relata.

Na quinta , 1º de dezembro, haverá uma audiência pública na Câmara de Vereadores às 10h para tratar do assunto.

Reportagem e edição Fábio Cóssio

Foto: Fábio Cóssio


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes