Mais Recentes :

Projeto Todas Por Uma ocorre na Escola Estadual Cassiano do Nascimento

Projeto Todas Por Uma ocorre na Escola Estadual Cassiano do Nascimento

Nesta segunda-feira, 5 de dezembro, houve as atividades realizadas pelo Colégio Estadual Cassiano do Nascimento dentro do Projeto Todas Por Uma, uma parceria entre o Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas (GAMP) e o próprio colégio. O objetivo é conscientizar os alunos e alunas sobre a temática da violência contra as mulheres. O projeto é coordenado pela professora da escola, Sedeni de Moraes e faz parte do calendário dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que ocorre mundialmente.

Pela manhã aconteceram as palestras sobre o tema. A primeira foi ministrada pela membra do GAMP, Helô Martins da Rosa. A integrante do grupo, reafirma a importância de se discutir assuntos à respeito da violência e opressão pelas quais as mulheres são submetidas.

" Quantos relatos que recebemos de violação do corpo da mulher. O nosso corpo pertence a nós. Isso foi a parte mais difícil de desconstrução".

Helô ainda salienta o quanto é fundamental esses debates começarem na base que é a escola.
" O xis da questão é a base. Desde que essa criança entra na escola, na partilha dos brinquedos e nas atividades em geral. Não se ter essa divisão de gênero. Fazer com que essa menina entenda que ela tem os direitos dela. Mostrar para meninas e meninos que não perderão seu valor se gostarem de objetos e brinquedos que não foram mostrados para eles. Isso de falarem tal objeto é para menina , outro é para menino, faz parte de uma construção social que a gente traz. Muitas teóricas mostraram em pesquisas que não nascemos homem e mulher pelo aspecto biológico, mas tudo é construído na nossa cabeça quando nascemos".

De acordo com Helô, a educação ainda é base de tudo , onde tudo deve ser ensinado e abordado como tal.

Durante a palestra, as meninas alunas da escola fizeram questionamentos à palestrante, contribuindo ao debate.

Após , houve uma roda de conversa com os meninos da escola, proferida pelos professores Mauro Amaral e Marcos Ronei intitulado " Encontro Com Meninos : Vida e Direitos. O professor Mauro Amaral fala da relevância desse debate.

" A desigualdade de gênero que existe na sociedade e a gente sempre faz uma roda de conversa com os meninos. Vamos colocando questões para eles perceberem a gravidade desse problema, que afeta ,principalmente, as mulheres que são vítimas de violência , mas que afeta a sociedade como um todo, inclusive os homens . Eles colocam a forma de percepção dessa desigualdade de gênero nas diferentes áreas da nossa sociedade e nós trabalhamos na perspectiva deles perceberem saídas para nós construirmos uma sociedade que tenha igualdade nas relações", relata.

Rodrigo Santos ,estudante do 2º ano do Ensino Médio, comenta um pouco sobre a roda de conversa.

" Eu acho que isso é bem importante para essa geração. Agora essa geração é bem aberta , mas os homens ainda tem que aprender , amadurecerem bastante essa relação que eles têm com as mulheres , que a sociedade implantou. Eu sou um exemplo de quando era pequeno , tinha pensamentos muito machistas , mesmo que tenha sido criado por duas mulheres, mas agia de forma machista. Então, isso prova que , na verdade, esse negócio de machismo está implantado na cabeça do homem. E é bom termos essa roda de conversa para poder colocar na cabeça dos atuais jovens homens que isso é definitivamente errado".

Em Pelotas a programação alusiva aos 21 dias de ativismo continua:

Dia do Laço Branco

Dia 6 – Dia do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra as mulheres – ação de conscientização dos usuários, nos serviços da Secretaria de Assistência Social (SAS), com distribuição de material informativo e um laço branco, que simboliza o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e integra o calendário da Campanha dos 21 Dias. A promoção é da SAS, por meio do Centro de Referência da Mulher e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres

Atividade Mulherio

Dia 7 – Tecendo redes de resistência e cuidado – momento dedicado às servidoras do Centro de Referência da Mulher e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, cuidando de quem cuida. 

Workshop com a escritora Clara Corleone, sobre violência de Gênero

Dia 9 – com a escritora e atriz Clara Corleone, autora dos livros “O homem infelizmente tem que acabar”, “Porque era ela, porque era eu” e “Predadores”, lançado em outubro. A promoção é da SAS, por meio do Centro de Referência da Mulher e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Local: Estação Ferroviária de Pelotas – Largo Portugal, 37

Horário: 18h

Dia 10 – Sábado das Gurias

9h – Dignidade Menstrual - Atividades de arrecadação e distribuição de absorventes para mulheres e meninas, junto de material informativo sobre prevenção e combate à violência de gênero

10h – Aula de Defesa Pessoal para mulheres - ministrada pela equipe do Centro de Treinamento das Artes Marciais (Cetam). O instrutor Felipe Netto dará a aula na modalidade Hapkido, arte marcial coreana especializada em defesa pessoal

11h – Música pra Elas – Apresentação artística, para celebrar as mulheres

Local: Mercado Central de Pelotas

Reportagem: Fábio Cóssio com informações da Prefeitura de Pelotas

Foto: Fábio Cóssio


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes