OUÇA AO VIVO:

Voz do Brasil

Mais Recentes :

UBS da Balsa faltam médicos e o horário é reduzido

UBS da Balsa faltam médicos e o horário é reduzido

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Balsa é uma das tantas unidades de saúde de Pelotas que enfrentam a falta de médicos. Entre os profissionais estão ginecologista e pediatra. Outra reclamação de moradores como a Michele Colares e a Patrícia Borges é o horário de atendimento reduzido, funcionando somente pela manhã.

" Se tu precisas de atendimento por alguma urgência à tarde ou depois não tem. Por isso é importante a UBS atender também nesse horário", destaca Patrícia.

" Além do horário reduzido, falta de médicos, o meu marido em 2021 ,que sofre de pedras nos rins , tive que ligar para a Ouvidoria se conseguia para ele consultar em outro posto de saúde. A ouvidoria tinha que autorizar o atendimento porque nenhum posto da volta aceitou. E aqui na UBS só atende até às 11h ", diz Michele.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

Em relação à falta de médico pediatra e ginecologista, a diretora da Atenção Primária, Luciana Soares, explica que a política de atenção primária nacional prioriza o atendimento do médico generalista e especialista em Saúde da Família e Comunidade nas Unidades Básicas de Saúde. Quando há necessidade de atendimento médico especialista, o paciente é encaminhado para um dos Serviços Especializados em Pelotas, como o Famed, a Santa Casa e o próprio Centro de Especialidades, onde atendimentos com médicos ginecologista, pediatra, entre outros, são realizados.

Quanto ao horário de funcionamento, a Secretaria de Saúde está revendo a territorialização do Município, mas explica que a Unidade, sendo uma unidade tradicional, que não é a uma unidade estratégia de saúde da família, portanto, tem o horário de atendimento diferente das demais UBSs, sendo assim o atendimento na UBS Balsa é de 6h. Os usuários que necessitar de atendimento fora do horário de funcionamento podem procurar as unidades Porto ou Fátima.

Reportagem : Fábio Cóssio e NPJ da Radiocom


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes