Mais Recentes :

Frei Sérgio inicia série de formação, informação e reflexão a partir de temas do campesinato

Frei Sérgio inicia série de formação, informação e reflexão a partir de temas do campesinato

A luta social é permeada por diversos aspectos e particularidades. Se por um lado há ações de matriz mais direta, como as manifestações e lutas populares, por outro há muito estudo, debate e reflexão. Oferecer uma formação ampla e aberta para quadros militantes e compartilhar informação de qualidade com todos os interessados no tema, viabilizando um processo de reflexão em duas vias, é o grande objetivo do dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Via Campesina, Frei Sérgio Antônio Görgen, com a série “A gente não quer só comida: agricultura camponesa familiar para reconstruir o Brasil”.

"Temos um trabalho de mais de 35 anos junto ao povo rural e urbano, que já reproduzimos em diversos momentos em atividades de formação, educação popular, debates e análises de conjuntura que renderam publicações em diversos espaços, incluindo os três livros que servem de base para os 30 textos curtos e pequenos vídeos que estamos produzindo para esta série", explica Frei Sérgio.

As obras referidas são “Trincheiras da Resistência Camponesa”, “O Plano Camponês” e a publicação homônima ao projeto “Agricultura Camponesa Familiar, indispensável para reconstruir o Brasil”, ambas disponíveis individualmente ou em combo pela loja do Instituto Cultural Padre Josimo.

"Frei Sérgio compartilha com generosidade uma experiência que é resultado de estudos de base teórica de muita profundidade mesclados com a experiência prática de alguém que sempre esteve caminhando junto do povo, que sempre teve envolvimento nas causas sociais e nas lutas populares", explica Saraí Brixner, uma das idealizadoras do projeto.

“Temos tirado em todos os nossos debates que a retomada dos processos de formação é imprescindível para a reorganização dos movimentos e a mobilização da sociedade. Nesse sentido aproveitar quadros históricos como o Frei Sérgio é algo necessário e vital para fortalecer as iniciativas deste momento histórico e também para fomentar uma nova geração consciente das causas e das lutas que envolvem a classe trabalhadora”, complementa.

Mística da esperança camponesa abre a série

Os temas selecionados para a série temática “A gente não quer só comida” serão veiculados através de sites e redes sociais do próprio Frei Sérgio, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Rede Soberania e Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ). Também serão disponibilizados para livre reprodução por possíveis parceiros que deverão se somar ao longo do período de duração da ação.

O primeiro texto “A mística da esperança camponesa” já está disponível no site da Rede Soberania e o primeiro vídeo da série já foi publicado no canal de Frei Sérgio no Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=IbMS1M0glhg

A cada semana serão disponibilizados publicamente dois textos e dois vídeos, sempre as terças e quintas. Ainda nessa semana será publicada a reflexão sobre “Soberania Alimentar”. Na próxima semana será a vez dos temas “Caráter Estratégico da Agricultura Camponesa” e “Agricultura Camponesa e Soberania Hídrica (A água pertence ao povo!)”.


Assim, sucessivamente, serão apresentados os temas semanalmente por um período que deve se estender por três meses. Também estão previstos alguns mini documentários com macrotemas ao longo do projeto, que serão anunciados no decorrer das atividades.


Financiamento coletivo


Para custear as despesas de produção da série, bem como ampliar as possibilidades de divulgação e acesso, Frei Sérgio disponibilizou um combo com as três publicações que reúnem os conteúdos geradores, bem como ampliam o estudo acerca dos temas.


O combo com dois livros físicos e um ebook publicados pela editora do Instituto cultural Padre Josimo podem ser adquiridos pelo valor simbólico de R$ 35 (mais despesas de Correio) através da loja do ICPJ ou diretamente pelo Whatsapp (55)996384941

Marcos Antonio Corbari

Brasil de Fato | Porto Alegre |


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes