Mais Recentes :

Romaria da Terra reúne mais de três mil pessoas em Eldorado do Sul

Romaria da Terra reúne mais de três mil pessoas em Eldorado do Sul

Com o tema “Terra e Pão: em defesa dos territórios e produção da vida”, foi realizada nesta terça-feira (21), feriado de Carnaval, a 45ª edição da Romaria da Terra do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu no Assentamento Integração Gaúcha, em Eldorado do Sul, na região Metropolitana de Porto Alegre, marcando a retomada integral das atividades depois do período mais forte da pandemia.

A procissão reuniu cerca de três mil pessoas de todas as regiões do estado. Mesmo com chuva, elas caminharam do centro da cidade até o assentamento. No território da reforma agrária foi montado um palco para a missa campal, celebrada pelo bispo Dom Adilson Busin, da Diocese de Porto Alegre. Um dos pontos destacados foi a estiagem, que impacta, até o momento, a agricultura gaúcha em 315 municípios. Ao meio dia, ocorreu o almoço, com a tradicional partilha dos alimentos entre os participantes.

O evento também contou com a participação de lideranças de movimentos sociais e políticos, como o ex-governador Olívio Dutra; os deputados da bancada do PT, Adão Pretto Filho, Jeferson Fernandes, Reginete Bispo, Elvino Bohn Gass e Dionilso Marcon; e do próximo presidente da Conab, Edegar Pretto, todos ligados aos movimentos do campo.

“A Romaria da Terra é um evento muito importante para os movimentos sociais do campo. Este ano, fizemos uma reflexão sobre os cuidados com a terra, o meio ambiente e a natureza. Também sobre a urgência de incentivos à produção de alimentos saudáveis e de combate à estiagem, para que possamos aumentar a oferta e ter comida mais barata nas prateleiras dos supermercados. E esse é um dos compromissos que temos no governo federal”, adianta Edegar Pretto.
De acordo com a coordenação da Romaria da Terra, ao completar 45 anos, a atividade itinerante reforça seu status de referência na celebração da fé, na defesa de lutas populares, reivindicações de direitos dos trabalhadores e de temas que importam à sociedade.

O evento foi promovido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Via Campesina, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap). Com atividades religiosas, culturais e de formação, o local também acolheu o Acampamento dos Povos, que reuniu cerca de 300 pessoas de diversos municípios.

Por Sul21

0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes