Mais Recentes :

Professora Juçara Dutra é eleita para presidir o PT no RS

Professora Juçara Dutra é eleita para presidir o PT no RS

Na manhã de sábado (4), o Diretório Estadual do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores se reuniu pela primeira vez em 2023 para decidir sua nova presidência. A professora Juçara Dutra Vieira foi eleita para presidir o PT do Rio Grande do Sul pelos próximos 3 anos. Juçara substitui o deputado federal Paulo Pimenta que renunciou em carta ao diretório devido a regramento interno do partido que impede o acumulo da função de presidente do diretório com a tarefa de ministro-chefe na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR).

A professora teve papel central na condução do Grupo de Trabalho Eleitoral que apresentou Edegar Pretto e Olívio Dutra em uma frente de esquerda no pleito de 2022. Juçara também já compunha o diretório estadual na condição de primeira vice-presidenta.

Em sua primeira fala como presidenta ressaltou a importância de manter o PT atento e atuante na conjuntura e saudou a condução de seu antecessor. “Vamos fortalecer a nossa federação, articular com a bancada a estratégia de oposição ao governo Leite e preparar o partido para as eleições de 2024”, afirmou.

Professora aposentada da rede pública estadual do RS, Juçara é formada em Letras, com especializações em Língua Portuguesa e em Literatura Brasileira, e doutora em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Foi presidente do CPERS e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Integrou o Conselho Técnico-Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Ocupou o cargo de vice-presidente da Internacional da Educação e de presidente do Comitê de Mulheres da mesma entidade. Foi Secretária da Justiça e dos Direitos Humanos do estado do Rio Grande do Sul no governo Tarso Genro.

É autora dos livros: “Gaúcho: espaço e argumento” (em coautoria com Marina Boschi), “Identidade Expropriada: retrato do educador brasileiro”, “Piso Salarial Nacional dos Educadores: dois séculos de atraso”, “Piso Salarial para os Educadores Brasileiros: quem toma partido?” (tese de doutorado) “Ciranda das Loucas” e “As Faces de Eva” (poemas sobre a condição feminina). Colabora com periódicos nacionais e internacionais sobre as temáticas: educação, gênero, direitos humanos e política sindical.

por sul 21


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes