Mais Recentes :

Em Dia de Luta, pelotenses pedem a revogação do "Novo" Ensino Médio

Em Dia de Luta, pelotenses pedem a revogação do

Nesta quarta-feira (15), aconteceu em todo Brasil o primeiro Dia Nacional de Luta, convocado pelas entidades do movimento estudantil e sindical, com o objetivo de chamar a atenção da população e debater a revogação do “Novo” Ensino Médio. Em Pelotas, representantes da ADUFPel, ASUFPel, Sinasefe, SIMP, CPERS, DCE da UFPel, Grêmio estudantil do Colégio Pelotense e outros movimentos populares estiveram presentes no centro da cidade pela manhã, fazendo falas, distribuindo panfletos informativos e conversando com a comunidade.

O ato teve a intenção de pressionar o governo federal para reverter o modelo de ensino, que é considerado um grande retrocesso na aprendizagem de crianças e jovens, precarizando ainda mais a educação no país. A chamada “reforma” do Ensino Médio preocupa educadores/as, pois apresenta diversas problemáticas, sua continuidade pode significar uma maior dificuldade de estudantes de escolas públicas em acessar a universidade.

O modelo, que opera numa perspectiva de formação por itinerários, retirou do currículo disciplinas importantes para a formação do senso crítico, fragilizando o sistema educacional, por seu caráter excludente, alienante e precário.

Luta em Pelotas

Uma das instituições afetadas na cidade, é o Colégio Pelotense, único municipal a ter Ensino Médio, que atravessa, neste momento, a intensificação da precarização do ensino e das práticas docentes.

Conforme salientou a coordenadora pedagógica Ana Lúcia, o Pelotense possui, em sua formação, uma força política de grande relevância, sendo responsável por formar inúmeras lideranças. Em 2016, o movimento estudantil demonstrou essa determinação durante o movimento de ocupação contrário à reforma do Ensino Médio.

“Se a gente tivesse ouvido os estudantes naquela época, talvez não estivesse aqui hoje. Os estudantes mostraram sua força, deram a sua cara a tapa, fecharam as escolas. Então, não vamos esquecer que já tem uma luta construída. Vamos retomar essa luta, nos fortalecer e revogar essa reforma que não nos contempla. Nos itinerários, há 18 e 19 disciplinas no turno da manhã, tornando inviável qualquer tipo de aprendizagem. Os Estudantes têm um pouquinho de cada coisa e profundamente nada”, criticou.

A diretora da escola, Maria Graciane Pereira de Pereira, acrescentou que a comunidade enfrenta também uma outra luta atualmente: a tentativa de remoção do Ensino Médio. Diante disso, reforçou: “Nós queremos continuar com o Ensino Médio e com essa mesma qualidade, e para manter essa qualidade nós temos que revogar essa medida que está aí. Dessa forma, não podemos ficar e deixar continuar”.

Lívia Silveira, estudante do Pelotense, ressaltou que os e as estudantes estão em luta para ter um futuro. “A gente está aqui para lutar por um Ensino Médio em que a gente tenha aulas de Ciência, que a gente saiba o que é uma vacina, não ser uma população alienada, para ser doutor, para poder sonhar e saber que a gente vai ter as mesmas oportunidades”. leia matéria completa aqui

Assessoria ADUFPel 


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes