Mais Recentes :

Festa da Colheita do Arroz Agroecológico terá presença de ministros e delegações internacionais

Festa da Colheita do Arroz Agroecológico terá presença de ministros e delegações internacionais

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Rio Grande do Sul (MST) e o Grupo Gestor do Arroz Orgânico promovem, nesta sexta-feira (17), no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, a 20ª edição da Festa da Colheita do Arroz Agroecológico. Toda a direção nacional do Movimento estará reunida no evento, em conjunto com personalidades, entidades e apoiadores da Reforma Agrária Popular e Agricultura Familiar Camponesa. A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas participem da atividade.


A culinarista e especialista em alimentação saudável, Bela Gil, já confirmou presença. Assim como ministros, parlamentares, movimentos sociais e universidades, que celebrarão em conjunto com as famílias Sem Terra assentadas e acampadas, que há mais de uma década, lideram o posto de maiores produtores de arroz orgânico no Brasil e América Latina – segundo o Instituto Riograndense de Arroz (Irga).

Pelo menos cinco ministros já confirmaram presença, entre eles, Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento Social; Márcio Macêdo, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência; Paulo Teixeira, ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e Sônia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas.

Entre as personalidades políticas presentes, também estarão no evento, Edegar Pretto, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Juliano de Sá, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) do RS; parlamentares das bancadas do Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialismo e Liberdade (PSol), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Representantes de universidades, cozinhas comunitárias, e movimentos sociais como Levante Popular da Juventude, Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) também confirmaram presença; assim como delegações de especialistas na produção agroecológica e de bioinsumos do Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Cuba.

“Estamos muito felizes em poder convidar todos e todas para comemorar a 20ª edição da colheita do arroz com a família do MST, pois é onde reunimos os agricultores, apoiadores da Reforma Agrária Popular e da bandeira da agroecologia”, diz Marildo Mulinari, da direção estadual do MST-RS.

Sobre a produção do arroz agroecológico

De acordo com o Grupo Gestor do Arroz Orgânico, na safra 2022/2023, a estimativa é colher aproximadamente 16.111 toneladas de arroz orgânico, cerca de 322.235 mil sacas de 50 kg cada, em uma área de 3.200 hectares. As principais variedades plantadas são de arroz agulhinha e cateto.

A produção ocorre em 22 assentamentos, localizados em nove municípios das regiões Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste do estado. O cultivo é feito por 352 famílias, que estão organizadas em sete Cooperativas da Reforma Agrária, entre elas a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados de Tapes (Coopat), Terra Livre, Cooperativa dos Produtores Orgânicos de Reforma Agrária de Viamão (Cooperav), Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentamentos de Charqueadas (Copac) e Cooperativa Sete de Julho.

As famílias assentadas da Reforma Agrária Popular, organizadas no Grupo Gestor, tem se reafirmado como alternativa ao modelo convencional praticado pelo agronegócio; prezando pela concepção de produção de alimento saudável em qualquer escala, preservando o meio ambiente, em um processo cooperado, que busca a distribuição de renda entre os produtores e produtoras. E que possa chegar à mesa dos consumidores a preço justo, alicerçando os princípios da agroecologia em todas as dimensões do processo produtivo e organizativo.

Unidade de Produção de Bioinsumos será inaugurada

Ao longo da 20ª festa da colheita, também será lançada a Unidade de Produção de Bioinsumos Ana Primavesi. Tal unidade traz algumas garantias para os produtores e produtoras do MST, como o aumento da produção, autonomia na produção de bioinsumos e acesso a novas tecnologias, o que beneficia as famílias agricultoras.

Membros do Grupo Gestor apontam que estão em busca de maior autonomia no processo produtivo, na produção da semente, insumos e bioinsumos, na melhoria dos maquinários, domínio do manejo técnico, gestão da irrigação e processo permanente de capacitação e formação. Para isso, o mesmo tem estabelecido parceria com universidades, Instituto Riograndense do Arroz/IRGA, Instituto Federal/IFRS, Emater RS e Embrapa.

“A Cootap decidiu produzir o próprio insumo para melhorar a fertilidade do solo e ter estratégias de redução de custo nas propriedades das famílias. Também reforçamos a importância de sempre inovar e trazer novas tecnologias para qualificar os nossos alimentos”, destaca Dioneia Ribeiro, produtora de arroz orgânico e integrante do Grupo Gestor de Arroz Agroecológico.

Para a safra 2022/2023 do arroz orgânico o uso desse bioinsumo foi implementado em duas áreas de pesquisa, em 28 hectares. Já para a próxima safra 2023/2024, os bioinsumos estarão em toda a produção do arroz orgânico dos assentamentos em Viamão, em cerca de 1126 hectares.

Conforme o Grupo Gestor do Arroz Agroecológico, o intuito das famílias Sem Terra é seguir evoluindo e melhorando sua produção, para mostrar para a população brasileira a importância da Reforma Agrária Popular e da produção na Agricultura Familiar Camponesa.

Com informações do MST


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes