Orgulho e Resistência: A 23ª Parada da Diversidade celebra Ancestralidade LGBTQIA+
Prefeitas eleitas em 6 de outubro governarão 860,3 mil gaúchos
Apesar de serem o maior segmento da população gaúcha, as mulheres ainda estão longe de uma representação expressiva à frente dos Executivos municipais. No Rio Grande do Sul, 39 municípios elegeram mulheres como prefeitas em 2024. Juntas, elas estarão à frente de uma população estimada de 860,3 mil pessoas das mais de 11,2 milhões que residem no RS. Ou seja, mais de 92% dos moradores do estado terão um prefeito para chamar de seu.
O número pode mudar consideravelmente caso Porto Alegre – a maior cidade do estado, com 1,3 milhão de habitantes – eleja Maria do Rosário (PT) no próximo dia 27. O cenário é mais favorável ao prefeito Sebastião Melo (MDB), que ficou com 49,7% dos votos, enquanto a deputada federal obteve 26,2%. A petista é a única candidata mulher nos cinco municípios do estado onde haverá segundo turno.
Das 39 cidades gaúchas que já definiram uma mulher como prefeita, Rio Grande será a maior, com população estimada em 198.958 habitantes. Apenas outros nove têm mais de 20 mil moradores, enquanto a população de 21 deles não chega a 5 mil residentes, expondo a dificuldade de eleição de prefeitas, mesmo em cidades de porte médio. Em nível nacional, também houve avanço na participação feminina, como apontou o g1. Foram 656 eleitas em 2020 ante 724 até agora – outros 12 municípios têm mulheres no segundo turno.
Texto de: Matinal
Imagem: Divulgação
0 comentários
Adicionar Comentário