Há 15 anos fechado, Theatro Sete de Abril pode ter reforma como alvo de CPI
Prefeitura discute renovação de contratos com hospitais credenciados ao SUS
A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na quarta-feira (8) uma reunião com representantes das quatro unidades hospitalares credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar da renovação dos contratos. As negociações incluem o repasse de R$ 190 milhões, valor que será dividido entre Santa Casa de Misericórdia, Beneficência Portuguesa, Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e Hospital Escola da UFPel. O último contrato, firmado há cinco anos, previa um total de R$ 140 milhões.
A nova assinatura, prevista para ocorrer até 31 de janeiro, poderá ser prorrogada por até 60 dias. Além das quatro unidades principais, os contratos do Hospital Espírita de Pelotas e da Faculdade de Medicina também estão em fase de renovação.
Durante o encontro, foram discutidos desafios na assistência hospitalar, como a necessidade de ampliação de leitos clínicos e habilitação para novos serviços de alta complexidade. A meta é reduzir a sobrecarga do Pronto Socorro e evitar encaminhamentos frequentes para Porto Alegre. A Santa Casa demonstrou interesse em se credenciar para tratamentos de onco-hematologia, enquanto o HUSFP indicou a possibilidade de realizar cirurgias cardíacas pediátricas, utilizando sua UTI pediátrica.
Outra pauta levantada foi a redução do tempo médio de permanência hospitalar, considerado elevado no município. Segundo a secretária de Saúde, Ângela Vitória, essa medida é fundamental para ampliar a oferta de leitos clínicos de internação e melhorar o atendimento aos pacientes.
0 comentários
Adicionar Comentário