Mais Recentes :

Prefeitura recupera maquinário e amplia estrutura para manutenção de vias e serviços urbanos

Prefeitura recupera maquinário e amplia estrutura para manutenção de vias e serviços urbanos

A Prefeitura de Pelotas ampliou a frota de maquinário para atender às demandas de manutenção urbana. Em menos de 100 dias, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) passou de uma para cinco patrolas em operação, com três unidades recuperadas pela equipe técnica da própria pasta e duas adquiridas via emendas parlamentares.

As novas condições de trabalho buscam atender principalmente às demandas de manutenção em vias não pavimentadas, que correspondem a cerca de 38% dos trajetos do transporte coletivo urbano.

Maquinário recuperado e novos equipamentos

Três patrolas foram reabilitadas pelo setor de manutenção e mecânica da Ssui, enquanto outras duas chegaram por meio de emendas dos deputados federais Fernanda Melchionna (PSOL) e Daniel Trzeciak (PSDB). Outras duas patrolas e uma escavadeira hidráulica ainda estão em processo de recuperação.

O balanço da Secretaria inclui, ao todo, 13 equipamentos recuperados ou em recuperação: três patrolas, uma retroescavadeira, um rolo compactador, uma escavadeira hidráulica, quatro caminhões e um micro-ônibus.

Situação do maquinário

Entre os equipamentos resgatados está uma escavadeira hidráulica avaliada em cerca de R$ 800 mil. A máquina havia sido abandonada após cair em um canal durante a enchente de maio de 2024 e foi recuperada em fevereiro de 2025, após quase nove meses exposta às intempéries em um terreno particular na rua Roca Sales, no balneário Valverde.

A moradora Telma Roxo, da região, relatou que a escavadeira permaneceu submersa por dois meses antes de ser retirada e ficou abandonada no local. "É um bem público que poderia estar ajudando a resolver acumulados de água que seguem sem drenagem", afirmou.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) também recuperou, desde janeiro, quatro patrolas e um caminhão toco para transporte de saibro e cascalho. Está em andamento a finalização do conserto de um caminhão truck e de uma escavadeira hidráulica.

O acervo da SDR contabiliza três caçambas, quatro tratores com plaina, quatro patrolas recuperadas e sete retroescavadeiras — uma delas adquirida recentemente via emenda parlamentar do deputado federal Dionilso Marcon (PT).

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Volmer Perez/Secom


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia