Orgulho e Resistência: A 23ª Parada da Diversidade celebra Ancestralidade LGBTQIA+
Presidente da Petrobras anuncia investimentos no polo naval em Rio Grande
Nesta segunda-feira (29), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou em Rio Grande, no sul do RS, que está nos planos da empresa a recuperação da indústria do polo naval no município. O presidente foi recebido por uma comitiva na presença do Deputado Federal Alexandre Lindenmeyer (PT), do Deputado Estadual Miguel Rosseto (PT) onde fizeram uma primeira reunião e logo após percorreram as instalações do estaleiro e do porto de Rio Grande durante a manhã . No começo da tarde assinou termo de cooperação técnica com a Refinaria Riograndense.
O investimento que foi confirmado durante a agenda do presidente da Petrobras em Rio Grande é na Refinaria Riograndense. O aporte de R$ 45 milhões será destinado para a transformação da planta na primeira biorrefinaria do país. "Queremos assumir o compromisso de que vamos, de fato, recuperar a indústria naval em Rio Grande. A Petrobras será protagonista deste processo. Um processo diferente do passado, corrigindo erros, atualizando posições e olhando para a transição energética " afirmou Prates em discurso na Câmara do Comércio de Rio Grande seguido de almoço.
O ato de assinatura do acordo de cooperação contou com a presença do presidente da companhia, Jean Paul Prates, o governador Eduardo Leite, o diretor-superintendente da refinaria, Felipe Jorge, além de Roberto Bischoff, CEO da Braskem, e Marcelo Araújo, diretor executivo da Ultrapar.
Retomada do Polo Naval
"Rio Grande tem sim condições quase que imediatas de retomar o Polo Naval. Não houve uma afetação física das estruturas que eram utilizadas aqui no auge, portanto é necessário que se mapeie onde estão os investidores e o que seria necessário para religar esse cenário aqui, para então conseguirmos tornar Rio Grande e outros lugares do Brasil fortes novamente nesse setor. “Vamos transformar a Refinaria Riograndense na primeira biorrefinaria do Brasil completa”, apostou Prates.
Com esse investimento e a transformação da Refinaria Riograndense em uma biorrefinaria, a Petrobras reafirma seu compromisso com a transição energética e o desenvolvimento de soluções sustentáveis no setor de petróleo e gás. A iniciativa contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa, além de impulsionar a indústria nacional de biocombustíveis e fortalecer o posicionamento do Brasil como líder na produção e uso de energias renováveis.
O Deputado Federal Alexandre Lindenmeyer (PT) em sua conta no Twitter relatou a importância da agenda no municipio - Primeiro presidente da Petrobras a visitar a Refinaria Riograndense, primeira Refinaria de petróleo do Brasil que será transformada na primeira biorrefinaria do país. É no Governo Lula que a gente vê prioridade para indústria nacional. Parabéns pela iniciativa,- disse Lindenmeyer.
Parao Deputado Estadual Miguel Rosseto (PT) o polo naval de volta para o sul do nosso Estado é uma grande notícia do dia. "O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, afirmaram seu compromisso de retomada das atividades dos estaleiros aqui em Rio Grande. E essa visita histórica do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates demosntra que "com Lula voltamos a priorizar o desenvolvimento da indústria nacional. Gerar emprego e renda pro nosso estado" enfatizou Roseto.
O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB) também participou da agenda em Rio Grande. O governo do RS é responsável pelo gerenciamento do Porto do Rio Grande, por meio da Portos RS. "Os impactos desse anúncio ainda serão sentidos em um futuro próximo. Isso é importante pois garante que a Refinaria Riograndense siga ativa, com essa migração para os biocombustíveis. Dá um selo de sustentabilidade ao Estado e garante a operação de uma refinaria tão importante para Rio Grande e pro Estado do Rio Grande do Sul" afirmou. Leite também se mostou animado com o compromisso da Petrobras e do governo federal na retomada do Polo Naval de Rio Grande dizendo que o Governo do Rs vai estar ao lado.
por Fábio Rosário, com informações das assessorias
0 comentários
Adicionar Comentário