Orgulho e Resistência: A 23ª Parada da Diversidade celebra Ancestralidade LGBTQIA+
Projeto desenvolvido por docentes e estudantes da UFPel com a EEEF Francisco Simões de Pelotas, finaliza com exposição sobre arte e meio ambiente
O projeto desenvolvido entre agosto e outubro de 2024 teve como objeto de estudos as inundações ocorridas na cidade de Pelotas
Na quarta-feira (16/10), foi aberta a exposição ‘Histórias que as crianças nos contam’, uma atividade que encerrou um projeto que integrou estudantes das turmas dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Francisco Simões, além de alunos dos cursos de Artes Visuais – Licenciatura e Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Os trabalhos apresentados na exposição são resultados da parceria desenvolvida entre a Escola e os Professores Daniel Bruno Momoli (Artes Visuais Licenciatura) e Giovanni Nachtigall Mauricio (Gestão Ambiental), em ações que buscam a integralização curricular de atividades extensionistas e o envolvimento da universidade com a escola. É o segundo ano em que esse projeto acontece e nessa edição, o projeto contou com a participação especial das Artistas e Professoras Seli Mauricio e Helene Sacco. As ações, também tiveram o apoio do Projeto Arte na Escola da UFPel.
O projeto desenvolvido entre agosto e outubro de 2024 teve como objeto de estudos as inundações ocorridas na cidade de Pelotas. Nas atividades desenvolvidas pela turma do curso de Artes Visuais Licenciatura, o foco foi a produção de narrativas escritas e visuais a partir das percepções e memórias das crianças sobre aquilo que elas vivenciaram durante o período das chuvas e alagamentos. As histórias são apresentadas na forma de publicações artísticas como livros, diários e instalações. E nas atividades desenvolvidas pela turma do curso de Gestão Ambiental, o foco foi o estudo do meio ambiente e a compreensão da crise climática como efeito da ação humana sobre a natureza. As atividades desenvolvidas com as crianças são apresentadas por meio de maquetes, livros e desenhos que narram o saber produzido coletivamente sobre a necessidade de repensar a nossa relação com mundo e com a vida.
De acordo com os Professores da UFPel, a proposta de trabalho foi inspirada no pensamento do intelectual indígena Ailton Krenak, pois conforme explica o Professor Giovanni Nachtigall Mauricio, Krenak nos diz que “temos que ter coragem de ouvir a terra”. O Professor Daniel Momoli complementou dizendo que outra referência importante para o projeto foi o trabalho da artista Carolina Caycedo. De acordo com o Professor, a artista nos convida a pensar nas relações que estabelecemos entre os rios e as cidade, o Professor explica que para a artista os rios de nossas cidades estão vivos e por isso precisamos conversar com eles, entendê-los para encontrar outras formas de convivência entre as pessoas e a natureza. As inundações que ocorreram em maio de 2024, em Pelotas e outras cidades do RS, nos desafiam a repensar nossas relações com a natureza.
Para mais informações sobre o projeto:
Jussara Dutra (Vice-Diretora da Escola): 53 98118-4030
Daniel Momoli (Professor Artes Visuais): 51 99187 6336
Giovani Maurício (Professor Gestão ambiental): 53 99943-4957
Texto de: Assessoria de Imprensa
Imagem: Divulgação
0 comentários
Adicionar Comentário