Orgulho e Resistência: A 23ª Parada da Diversidade celebra Ancestralidade LGBTQIA+
Projeto Direito na Rua da UCPel facilita acesso à justiça em comunidades vulneráveis em Pelotas
O curso de Direito e Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) irá atender e orientar a população do bairro Getúlio Vargas neste Sábado (29) das 9h às 12h, na ONG Anjos e Querubins.
O projeto “Direito na Rua: Justiça em Movimento” da Universidade Católica de Pelotas tem como objetivo principal tornar o acesso à justiça mais fácil para populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Realizado a cada 15 dias essencialmente aos sábados, é coordenado por estudantes dos cursos de Direito e Serviço Social. Eles oferecem serviços jurídicos diretamente às comunidades, atendendo à dificuldade que muitas pessoas têm em se deslocar até os centros urbanos onde estão os serviços de assistência jurídica.
Ana Paula Dittgen, coordenadora do projeto, explica que embora a frequência padrão seja quinzenal, o projeto é flexível. Comunidades e associações podem solicitar atendimentos em locais específicos, e esses pedidos são atendidos conforme possível. Para quem quiser entrar em contato com o projeto para solicitar auxílio é só mandar mensagem para o instagram @direitonaruapelotas
Os serviços oferecidos incluem triagens jurídicas que são encaminhadas ao serviço jurídico da universidade, abrangendo áreas como direito de família, regularização fundiária, usucapião, ações possessórias e direito previdenciário, entre outras. Ana Paula comenta que “O projeto faz o atendimento jurídico e realiza, se necessário, o encaminhamento das demandas para o serviço de assistência jurídica da universidade quando necessário e eles prosseguem com o caso”.
Essa prática dos alunos direto com a comunidade prepara os estudantes não apenas para lidar com casos reais, mas também para entender as demandas sociais que encontrarão na prática profissional.
Como um projeto extensionista para os estudantes, a participação não só complementa o aprendizado teórico como também auxilia no desenvolvimento de habilidades humanísticas essenciais para a formação acadêmica. Além disso, Ana Paula comenta que essa ação fortalece o compromisso da UCPel com o serviço à comunidade, uma parte fundamental da educação oferecida pela instituição.
Redação: Luísa Brito
Foto: Divulgação UCPel
0 comentários
Adicionar Comentário