Mais Recentes :

Projeto que une corrida e representatividade negra pode chegar a Pelotas

Projeto que une corrida e representatividade negra pode chegar a Pelotas

Iniciativa de Porto Alegre busca parceria com Igualdade Racial para promover saúde e pertencimento através do esporte

Um projeto que une atividade física, identidade negra e transformação social poderá chegar à Pelotas. Representantes do coletivo Corre Preto apresentaram à Secretaria de Igualdade Racial uma proposta de ação local que estimule a criação de grupos de corrida voltados à população negra, fortalecendo o sentimento de pertencimento e o combate ao racismo através do esporte.

A iniciativa já consolidada em Porto Alegre reúne milhares de pessoas em caminhadas e corridas mensais na orla do Guaíba, com ações paralelas voltadas à saúde, cultura e inclusão. A proposta é adaptar a experiência para a realidade local, ampliando o acesso a espaços públicos seguros e acolhedores.

Mais do que corrida

Criado em 2023 por um grupo de amigos negros da capital gaúcha, o Corre Preto surgiu da percepção de que pessoas negras são minoria em ambientes voltados à prática esportiva. Desde então, o coletivo promove atividades regulares com percursos de 3 km e 6 km, aquecimento coletivo e programação voltada a todas as idades — incluindo o “Corre Pretinho”, para as crianças.

Além do exercício físico, os eventos funcionam como espaços de encontro e valorização cultural. A cada edição, o projeto também realiza ações sociais como vacinação, arrecadação de tênis usados e campanhas de doação.

Acesso e representatividade

O objetivo do Corre Preto é ampliar o acesso a práticas saudáveis e combater os impactos do sedentarismo, que afeta desproporcionalmente a população negra devido às desigualdades no acesso à saúde, saneamento e lazer. Com o lema “Resistir, existir e viver”, o coletivo busca fortalecer o protagonismo negro nos espaços públicos e criar redes de apoio dentro das comunidades.

Em maio, o projeto foi homenageado na Assembleia Legislativa do RS por sua atuação na promoção da saúde e no enfrentamento do racismo estrutural.


Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Divulgação/Smir


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia