“Estamos afogadas em um caldo cultural de violência”, alerta pesquisadora da UCPel
Robótica com material reciclado atrai crianças e famílias na Fenadoce
Atividades do projeto RoboPel incentivaram raciocínio, criatividade e consciência ambiental
Crianças e famílias que visitaram a Fenadoce tiveram a oportunidade de experimentar atividades práticas de robótica com materiais recicláveis no estande do projeto RoboPel. A ação levou ao público demonstrações produzidas por alunos da rede municipal e oficinas que uniram brincadeira, aprendizado e sustentabilidade.
Carrinhos feitos com tampinhas de garrafa, pontes articuladas, jogos da velha e até um robô batizado de "Robobela" foram apresentados por estudantes das escolas Olavo Bilac e Deogar Soares. Todo o material foi desenvolvido a partir de peças reutilizadas, como palitos de picolé, papelão e componentes eletrônicos simples.
Oficinas abertas ao público envolveram crianças de todas as idades
Além da exposição dos trabalhos, o público infantil pôde participar de oficinas e atividades interativas, como colorir desenhos do robô Robobela e montar brinquedos com sucata. Para muitos, foi a primeira experiência com conceitos de programação e montagem.
“Eles se divertem aprendendo algo novo, com coisas recicláveis. Ele adorou e saiu mostrando o carrinho para todo mundo”, contou Janaina Moraes, que levou o filho Theo, de quatro anos, para participar da oficina.
Projeto se expande na rede municipal
O RoboPel é um projeto pedagógico da Secretaria Municipal de Educação que oferece oficinas de robótica em turno inverso em seis escolas municipais. Além disso, todas as 61 escolas de Ensino Fundamental do município já incluem a disciplina de introdução à computação na grade curricular.
A proposta busca desenvolver o pensamento computacional desde a infância, estimulando lógica, criatividade e resolução de problemas. As atividades também aproximam os alunos de temas como sustentabilidade, ciência e tecnologia.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação (SME)
Imagem: Manuela Santos/Secom
0 comentários
Adicionar Comentário