Cortejo artístico percorre Centro Histórico de Pelotas neste sábado com sarau cênico
Sanep avança em projeto de proteção contra cheias no Laranjal
A Sanep deu um novo passo para a captação dos recursos necessários à execução dos projetos de macrodrenagem e contenção de cheias no Laranjal. Nesta segunda-feira (24), técnicos da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg) participaram de uma reunião na sede da autarquia para alinhar detalhes sobre a liberação do investimento de R$ 25 milhões sinalizado pelo governo estadual após a enchente de maio.
Liberação de recursos
Durante o encontro, foi reforçada a prioridade dos projetos de proteção contra cheias em áreas impactadas pela enchente do último ano, incluindo Pelotas. Para acelerar a disponibilização dos recursos, a equipe técnica da Serg propôs a transferência de valores por meio do modelo "fundo a fundo". Caso essa modalidade seja adotada, a prefeitura deverá criar um fundo municipal, mediante aprovação do poder legislativo, para receber os repasses estaduais.
Obras previstas
O projeto inserido no Plano Rio Grande prevê as seguintes intervenções:
- Elevação da cota do dique de proteção do Laranjal para quatro metros em toda sua extensão
- Redimensionamento da casa de bombas do bairro para aumentar em cinco vezes a capacidade de vazão
- Aprofundamento e reforço do canal da Avenida Espírito Santo para garantir o escoamento adequado das águas pluviais até a estrutura de bombeamento
Participantes da reunião
O encontro contou com a presença do diretor do Departamento de Projetos da Serg, Guilherme Bartels, e das assessoras Itzayana Ávila e Marília Bruxel. Representando a Sanep, participaram os superintendentes operacionais e industriais, Eugênio Magalhães e Tiago Lopes, o coordenador de Projetos Especiais, Raul Odone, e a assessora de Planejamento, Larissa Blois.
*Com informações da Prefeitura de Pelotas
0 comentários
Adicionar Comentário