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Servidores municipais de Pelotas enfrentam filas para fazer empréstimo do 13º salário
A equipe de reportagem da Radiocom acompanhou nesta terça-feira (13) pela manhã as filas enfrentadas por servidores municipais para fazerem o empréstimo do 13º salário . A situação foi relatada pelo mandato da vereadora Fernanda Miranda(PSOL) nas redes sociais onde foi constatada enorme fila. Agora não foi diferente.
Desde segunda-feira (12) está liberada operação de empréstimo junto ao Banrisul para que os servidores da Prefeitura de Pelotas recebam o 13º Salário. Além da solicitação junto ao banco, em horário diferenciado para os servidores – das 9h às 10h – o procedimento também pode ser feito de forma mais rápida e prática pelo aplicativo do Banco. O prazo para encaminhar a solicitação vai até sexta-feira (16).
A professora Patrícia Campos das Escolas Municipais Nossa Senhora das Dores e Mário Meneguetti relata a sua indignação quanto à espera no atendimento. "Acho horrível que é um direito da gente. Inclusive saí do horário de trabalho para vir até a fila, trabalho de novo à tarde e não dá tempo. Então, é um horror".
A demora chega até duas horas na fila contando o tempo de aguardo em outra fila na parte de dentro da agência central do Banrisul , banco que oferece o serviço, localizado na Rua Andrade Neves esquina Floriano.
A queixa é semelhante a do servidor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Nathan Alves. Ele revela o tempo de espera para solicitar seu empréstimo.
"Eu estou aqui há uns 10minutos e provavelmente vou esperar mais uma meia hora ainda ".
Sobre o empréstimo Nathan é bem objetivo.
" Não acho que seria necessário se tivéssemos uma gestão eficaz".
A proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores na quarta-feira passada (7), porém, com ressalvas dos vereadores e vereadoras da oposição como Fernanda Miranda, Jurandir Silva ambos do PSOL, Carla Cassais e Miriam Marroni (PT ) e Cristina Oliveira (PDT). Segundo eles, a prefeitura a partir de 2023 terá que pagar o 13º salário que é direito do trabalhador municipal com recursos próprios.
Sobre as filas e a demora o que diz a Secretaria de Administração e Recursos Humanos
De acordo com a secretária de Administração e Recursos Humanos, Tavane Krause, os motivos das filas decorrem da necessidade do servidor que conta com portabilidade ir na agência de origem da sua conta para solicitar o empréstimo, nesses casos é aberta uma conta sem tarifa e com acesso via aplicativo para fazer a operação.
Outro motivo é o servidor que possui alguma pendência financeira com a instituição bancária que o impede de firmar o empréstimo, nessa situação é preciso ter um comprovante do banco e trazê-lo na SARH, para que se possa providenciar o pagamento até o dia 20 pela prefeitura. Essas operações exigem confirmação de dados e análise de documentação. Logo, é um processo que requer tempo de atendimento nas agências.
A estimativa é que 8445 servidores que devem receber o décimo terceiro. A facilitação está justamente na possibilidade de efetuar o empréstimo via aplicativo. A secretária ainda relatou que como se trata de uma manifestação de vontade, em relação à forma de recebimento, não tem como estimar quantitativos.
" Em 2019, quando ocorreu essa sistemática, em torno de 18,5% optaram por receber parcelado pelo Município, com a devida correção (esses nada precisam fazer) ".
Além disso, 2% representava o número de servidores com pendências financeiras que tiveram que ir na sua agência solicitar a comprovação do impedimento e requerer o pagamento na SARH. Acerca daqueles que tem portabilidade bancária, não temos como determinar número, pois muda mensalmente.
" A intensa procura já era esperada. Conseguimos antecipar a disponibilização da operação pelo aplicativo que, inicialmente estava prevista somente para hoje e já ocorreu na última sexta-feira, permitindo que os servidores acessassem as condições e já fizessem a contratação num período mais tranquilo que é o final de semana e com maior prazo, visto que iniciou 3 dias antes. O Banrisul disponibilizou atendimento diferenciado que transcorrerá durante toda semana, das 9h às 10h o atendimento é exclusivo aos municipários ", ressalta.
A SARH também estendeu seu horário de atendimento presencial para esses casos, até 16h. Ainda foram fortalecidos os contatos remotos, via telefone e whats. Conforme informou o Banrisul, até ontem segunda (12) , cerca 4.044 servidores já haviam finalizado seus contratos de empréstimo em modo online ou presencial.
Até fechamento desta matéria, a gerência do Banrisul agência central ainda não havia se manifestado sobre o fato.
Tira-dúvidas:
- Servidor com portabilidade pode realizar o empréstimo?
Sim. O servidor que tiver interesse em requisitar o pagamento poderá efetuar a operação sem necessidade de cancelar a portabilidade. No entanto, deve comparecer no Banrisul, munido com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência atualizado (máximo 30 dias) e último contracheque, obtido no Portal do Servidor. Será aberta uma conta, sem tarifa, com acesso ao aplicativo do Banrisul, para contratação do empréstimo e transferência e saque via PIX.
- Como fica a situação de servidores com empréstimos rejeitados pelo Banrisul, em função de inadimplência?
O pagamento será realizado, na integralidade, pela própria Prefeitura. Quem estiver inadimplente com o Banrisul e, em razão disso, não puder acessar o empréstimo, deverá retirar manifestação formal no banco, comprovando que não houve possibilidade de realizar a operação. O documento deve ser apresentado na Sarh, à rua General Osório, 918, até o dia 16, para que a equipe encaminhe os procedimentos, a fim de realizar a quitação do benefício até dia 20 de dezembro. O horário de atendimento é das 8 às 14h. Haverá atendimento exclusivo para esse público, com horário estendido até as 16h.
- E se o servidor inadimplente não comparecer na Secretaria para apresentar o documento que encaminha o pagamento até dia 20 de dezembro?
Nesse caso, o 13º será pago de forma parcelada, em dez vezes, a partir de fevereiro do ano que vem.
Reportagem Fábio Cóssio com informações complementares da Prefeitura de Pelotas
Fotos: Fábio Cóssio
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