Orgulho e Resistência: A 23ª Parada da Diversidade celebra Ancestralidade LGBTQIA+
Suburban Stereotype celebra o movimento underground com lançamento de clipe inédito neste Dia do Trabalhador
Neste 1º de maio, a banda pelotense de hardcore Suburban Stereotype lança o seu mais novo clipe, produzido pela Mayhem Produções. A novidade celebra o movimento underground no seu estado questionador e progressista retratado na música “Somos um Só”, que faz parte do álbum “Leitmotiv”, de 2017. O lançamento no Dia do Trabalhador não é uma coincidência, e foi planejado para também relembrar as questões sociais explanadas de forma artística pela banda em todas as suas composições.
Em hiato desde 2018, os integrantes da Suburban Stereotype decidiram retomar o trabalho do álbum Leitmotiv para, de forma simbólica e afetiva, reafirmar o posicionamento ideológico do que Douglas Jardim, baixista da banda, intitula de “faça você mesmo”. “A nossa ideia sempre foi promover e participar de eventos com bandas que gostávamos, de forma independente, e o Leitmotiv, para nós, foi uma sintetização do que é ser uma banda de hardcore”, explica.
A proposta de realizar o lançamento do clipe no Dia do Trabalhador destaca o principal objetivo da música “Somos um Só”: relembrar que a sociedade precisa despertar para uma luta coletiva, e não individual. Maicon Rodrigues, ex-guitarrista da Suburban, conta que o momento de produção do disco e da música promoveu reflexões profundas de autoconhecimento, ser político e descobertas dentro do movimento.
“É uma data muito simbólica, e espero que seja um gatilho para que mais produções possam vir a partir disso. Esse clipe também remete ao afeto e a celebração que é estarmos em um ambiente que gostamos, reunidos com pessoas que acreditam nas mesmas coisas que a gente, e mostra o que é o nosso movimento underground”, afirma ele.
Somos um Só
A faixa de encerramento do álbum de 2017 carrega um significado que vai além do seu próprio título: foi criada pelas mãos de todos os integrantes da última formação da Suburban Stereotype. Parte de um disco produzido de forma colaborativa, a música agora é lançada em formato de clipe, simbolizando também a finalização de um ciclo de trabalho junto ao Leitmotiv, tendo sido gravado em um dos últimos shows da banda, ainda em 2018, no bar pelotense Dom Bier.
O senso de coletividade presente na letra foi pensado e roteirizado pelos músicos da banda e por Pedro Frio, sócio-proprietário da Mayhem Produções, para ser refletido no videoclipe. Com uma edição dialogada entre a música e os cortes de câmera tremidos da banda tocando com o público em volta, a sensação é de estar no meio do “mosh pit” durante o show. “A ideia foi mostrar um show de hardcore com a galera que apoia o movimento de verdade, além de honrar o esforço que bandas como a Suburban fazem pela cena underground de Pelotas e região”, conclui o produtor.
O lançamento poderá ser conferido a partir das 10h de domingo, no canal do YouTube da Suburban Stereotype (https://www.youtube.com/c/SuburbanStereotype) e Mayhem Produções (https://www.youtube.com/c/mayhemproducoes).
Sobre a Suburban Stereotype
Criada em meados de 2012 por amigos que compartilhavam ideais do movimento underground, a banda pelotense de hardcore Suburban Stereotype foi um catalisador de expressão de ideias e sentimentos em meio às mudanças sociais e políticas da época. Sua última formação, com o álbum Leitmotiv (2017), teve como integrantes o ex-vocalista e produtor Augusto Santos, o baixista Douglas Jardim, os ex-guitarristas Maicon Rodrigues e Pedro Bittencourt, e o baterista Rodrigo “Esmute”.
Imagens: https://we.tl/t-8ZW1GPVNFd
Fonte: Assessoria de Imprensa da Banda Suburban Stereotype - Redação: Nathianni Gomes
0 comentários
Adicionar Comentário