"A história negra é ocultada no RS", afirma vice-presidenta do Clube Cultural Fica Ahí
Termina hoje o prazo para inscrição no curso de formação docente do IFSul
Voltado a bacharéis e tecnólogos, curso presencial prepara profissionais para atuar no ensino médio e técnico
Termina nesta sexta-feira (20) o prazo para se inscrever no curso de formação pedagógica para graduados não licenciados do IFSul – Campus Pelotas. A iniciativa gratuita e presencial é voltada a quem já possui diploma de bacharelado ou curso tecnológico e deseja atuar como docente nos níveis técnico e médio. O curso tem duração de dois anos, com aulas à noite.
Criado há 26 anos, o curso já formou centenas de professores na região. Em entrevista ao programa Contraponto, da RádioCom, no último dia 10, o coordenador do curso, professor Diogo Madeira, explicou que a proposta responde a uma demanda histórica da educação por profissionais habilitados. “É uma oportunidade de formação para quem já tem graduação, mas ainda não tem licenciatura. A pessoa pode ser formada em Engenharia, por exemplo, e desejar lecionar disciplinas da área. Esse curso torna isso possível”, afirmou.
Formação crítica e prática docente
A estrutura do curso inclui disciplinas pedagógicas, estágios presenciais, atividades de extensão e discussões voltadas ao papel social da educação. “A formação não é só técnica, ela transforma. Muitos ingressam sem hábito de leitura ou reflexão crítica e saem com uma nova consciência sobre o ensino e a sociedade”, destacou Diogo.
Embora a maior parte dos alunos venha das áreas de exatas, também há procura por parte de profissionais da administração, comunicação, psicologia e outras formações. “O curso estabelece pontes entre áreas técnicas e humanas, e isso amplia a visão dos futuros professores”, completou o coordenador.
Acessibilidade e inclusão
Diogo Madeira, que é pessoa surda, também frisou os avanços em acessibilidade e combate ao capacitismo dentro da instituição. “A inclusão é um processo em constante construção. Cada estudante que chega nos provoca a repensar estruturas e garantir mais acessos. E isso é positivo”, disse.
Segundo ele, desde 2010 — quando começou a atuar no curso — houve melhorias significativas no acolhimento e suporte a estudantes com deficiência, especialmente no que diz respeito à presença de intérpretes de Libras e à adaptação de materiais e dinâmicas pedagógicas. Apesar disso, Diogo reconhece que o processo ainda não está completo. “Faltam recursos, sim. Mas temos mais estrutura hoje do que há 15 anos. E seguimos avançando. A cada nova demanda, a instituição é provocada a se adaptar e a melhorar”, explicou.
Para o professor, garantir a inclusão é também uma forma de qualificar o ensino como um todo. “Conviver com a diversidade amplia o olhar de todos — estudantes, professores, servidores. E isso se reflete na formação crítica e humana que buscamos oferecer.”
Como se inscrever
As inscrições são feitas por formulário on-line e exigem o envio de um texto reflexivo, um memorial e participação em entrevista presencial. São oferecidas 30 vagas. O resultado será divulgado no dia 10 de julho, e as aulas terão início em agosto.
Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do curso.
Serviço
Curso: Formação pedagógica para graduados não licenciados – IFSul Pelotas
Prazo de inscrição: até hoje, 20 de junho, via formulário online
Formato: presencial, gratuito, noturno
Duração: dois anos
Início das aulas: agosto
Mais informações: site do IFSul/Campus Pelotas
Fonte: IFSul – Campus Pelotas
Imagem: Divulgação
0 comentários
Adicionar Comentário