Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro
Trapiche do Laranjal é reinaugurado
Ponto turístico foi reconstruído após ser destruído pelas enchentes de maio que afetaram o município
O Trapiche do Laranjal, parte integrante da paisagem da lagoa e atrativo turístico desde 1968, já pode ser novamente aproveitado pelos pelotenses e visitantes. No sábado (23), toda a estrutura e componentes reconstruídos, após a destruição provocada pelo rigor do vento e pela força das águas da madrugada de 13 de maio deste ano, foram entregues ao uso da população novamente. A cerimônia de reinauguração foi realizada pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e por secretários municipais e público na nova plataforma de 530 metros de extensão.
“É um dia alegre, ensolarado, para comemorarmos o retorno do Trapiche à cidade, possibilitado por medidas compensatórias das empresas, às quais digo obrigada por confiarem no governo e acreditar em Pelotas. O Laranjal foi o local mais atingido pela enchente. Restaram muitas demandas e desafios que pareciam insuperáveis. No entanto, a força do trabalho e a união nos trouxeram um trapiche mais forte, reerguido com obras rápidas, que levaram menos de três meses”, afirmou a prefeita.
As obras de reerguimento do Trapiche, orçadas em cerca de R$ 650 mil, com fonte de recursos em medidas compensatórias ao Município pela Zabaleta Construtora e Incorporadora Ltda e Construtora ACPO Ltda, proporcionaram a elevação da estrutura em um metro. Hoje, a altura é de seis metros e não mais de cinco. O estrado da plataforma foi construído com madeiras mais estreitas, para garantir durabilidade e evitar que as tábuas se soltem com facilidade. A espessura dos mourões - postes de sustentação - é mais forte que a antiga. Os corrimãos também foram refeitos, assim como os pontos para contemplação.
Paula lembrou que, nos primeiros dias pós-enchente, quando do planejamento de retomada, da definição de medidas e decisões, participou de reunião com o secretariado, nas imediações do Trapiche destruído. “O Trapiche é o símbolo mais visitado de Pelotas. Precisamos recuperá-lo até o final deste ano”, afirmou naquela ocasião. “Agora, o Laranjal, praia mais bela do litoral sul do Brasil, como dizem os pelotenses e visitantes, retoma sua força, sua marca. Que Pelotas siga esse exemplo de compromisso e de trabalho sério”, pontuou a gestora.
Os representantes das empresas parceiras, Christian Borges, da Zabaleta, e Osvaldo Leal, da ACPO, também se pronunciaram na reinauguração do Trapiche. Ambos salientaram o prazer de fazer parte da reconstrução e agradeceram a Prefeitura pela parceria.
O secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade urbana, Daniel Mussi, cuja pasta foi responsável pela fiscalização da execução do projeto de reconstrução do Trapiche, disse que o local representa o sentimento da população de pertencimento daquela estrutura, e conduziu uma salva de palmas à prefeita, ressaltando sua força para ultrapassar uma pandemia, seca, enchentes, preservando vidas.
Após os pronunciamentos, foi descerrada a placa de reinauguração e aberta a fita do portão para a plataforma, oficializando a entrega da estrutura à comunidade.
Estiveram presentes, entre o público e convidados, os secretários de Segurança Pública, Cíntia Aires, de Cultura, Paulo Pedrozo, de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, de Administração e Recursos Humanos, Lúcio Janes, de Obras e Pavimentação, Alessandro Fonseca, além do assessor técnico do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação, Gilmar Bazanella.
Texto de: Redação
Imagem: Michel Corvello
0 comentários
Adicionar Comentário