Lesões bucais podem revelar violência doméstica, aponta pesquisa da UFPel
UBSs ampliam atendimento noturno e somam quase 2 mil consultas em 45 dias
Medida busca aliviar urgências e ampliar acesso à vacina contra a gripe
Três Unidades Básicas de Saúde seguem com horário estendido desde junho para atender ao aumento de casos de doenças respiratórias. A ampliação foi implantada após decreto de emergência em saúde pública e, em 45 dias, resultou em quase 2 mil atendimentos no período noturno.
A UBS Barro Duro funciona até as 22h. As UBSs Simões Lopes e Sansca vão até as 21h. As três operam de segunda a sexta-feira.
Demanda cresce no Balneário dos Prazeres
A UBS Barro Duro, no Balneário dos Prazeres, registrou 911 atendimentos em junho e mais 404 na primeira quinzena de julho, a maioria por demanda espontânea.
Na UBS Sansca, foram 246 atendimentos em junho e 167 em julho até agora. A UBS Simões Lopes somou 367 em junho e 189 nos primeiros 14 dias de julho.
Cobertura vacinal segue abaixo do esperado
A extensão do horário também permite acesso à vacinação contra a gripe, mas a cobertura entre idosos, crianças e gestantes segue baixa: 43,9% do público prioritário foi vacinado até a semana passada.
Ao todo, 95 mil pessoas já receberam o imunizante este ano, acima do total registrado no mesmo período de 2024, quando foram aplicadas pouco mais de 70 mil doses.
Serviço
UBSs com horário estendido (segunda a sexta-feira):
– UBS Barro Duro: até 22h (Travessa Um da Praça Aratiba – Balneário dos Prazeres)
– UBS Simões Lopes: até 21h (Av. Viscondessa da Graça, 107 – Simões Lopes)
– UBS Sansca: até 21h (Rua Doutor Amarante, 919 – Centro)
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Imagem: Ridley Madrid/RádioCom
0 comentários
Adicionar Comentário