Mais Recentes :

UFPel anuncia encontro para construção de protocolo de combate à violência

UFPel anuncia encontro para construção de protocolo de combate à violência

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizará, no dia 27 de fevereiro, um encontro aberto à comunidade acadêmica para debater e construir coletivamente um protocolo de prevenção e combate a todas as formas de violência dentro da instituição. O evento acontecerá às 19h, no Auditório da Reitoria, localizado no quarto andar do Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1).

Mobilização e atos contra o racismo

Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, o coletivo UFPreta, composto por estudantes, servidores e professores negros da UFPel, realizará atos contra o racismo na instituição. A mobilização está marcada para dois momentos: às 11h, em frente ao Restaurante Universitário Anglo, e às 17h, no Largo do Bola, em frente ao Instituto de Ciências Humanas (ICH). O objetivo foi exigir a rápida apuração do caso recente de racismo, além de reforçar a importância do respeito e da valorização da diversidade na universidade.

Declarações e resposta institucional

Após a convocação dos atos, a UFPel divulgou, na tarde de quarta-feira, 19, um vídeo em sua página oficial no Instagram. Nele, o vice-reitor Eraldo Pinheiro e a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Cláudia Daiane Molet, falaram sobre o caso e reforçaram a importância do enfrentamento à violência na instituição.

"Nós imediatamente acolhemos a vítima, entramos em contato com a família, e aqui na instituição a vítima conversou com uma psicóloga", afirmou o vice-reitor Eraldo Pinheiro. Ele destacou ainda que, apesar da recomendação para que a vítima se afastasse, ela optou por permanecer no trabalho devido ao grande apoio recebido: "Depois de todos os atos de carinho das pessoas ligando e conversando com a vítima, ela se sentiu à vontade para continuar trabalhando e seguindo o seu processo aqui dentro da instituição".

A pró-reitora Cláudia Daiane Molet reforçou que o combate à violência é uma prioridade: "Estamos trabalhando incansavelmente para que essa situação se modifique. Por isso, estamos adiantando o encontro que já estava programado na agenda da nossa pró-reitoria". Ela convidou toda a comunidade acadêmica a participar do encontro aberto, para construir o protocolo de combate e prevenção à violência: "Esperamos todos vocês para que, de fato, a gente consiga construir essa política com todas as pessoas que constituem a nossa UFPel".

A iniciativa surge em um momento de mobilização da comunidade acadêmica diante de um recente caso de racismo ocorrido na Universidade. De acordo com a nota oficial divulgada pela instituição na tarde dessa quarta-feira, 19, a gestão da UFPel tem adotado medidas de apoio à vítima e reforçado ações institucionais contra o racismo e demais formas de violência.

Apoio à vítima e resposta da comunidade

De acordo com a nota publicada no site da UFPel, a equipe da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade entrou em contato com seus familiares e disponibilizou acompanhamento psicológico. Além disso, a instituição orientou a formalização da denúncia junto à Ouvidoria e o registro de Boletim de Ocorrência.

A vítima, um trabalhador terceirizado muito estimado por estudantes e colegas, recebeu inúmeras manifestações de solidariedade. Apesar de ter sido assegurado o direito ao afastamento, optou por permanecer em suas funções, ressaltando a importância do apoio que tem recebido da comunidade acadêmica.

Mesmo sem uma denúncia formal, a UFPel instaurou uma Investigação Preliminar Sumária para apuração do caso. A Universidade reforça seu compromisso com a seriedade na condução do processo e com a criação de estratégias eficazes para o enfrentamento do racismo e outras formas de violência no ambiente acadêmico.

Encontro aberto à comunidade

O encontro do dia 27 de fevereiro será uma oportunidade para a comunidade acadêmica debater e contribuir na criação do protocolo de prevenção e combate à violência na UFPel.

Serviço

O quê: Encontro para construção do protocolo de prevenção e combate à violência na UFPel

Quando: 27 de fevereiro de 2025, às 19h

Onde: Auditório da Reitoria, Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1, 4º andar)

Público: Aberto a toda a comunidade acadêmica e interessados



0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia