Tambores e emoção marcam o Dia Municipal do Sopapo em Pelotas
UFPel desenvolve sistema inovador de previsão hidrológica em tempo real com apoio da Fapergs
Um projeto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu aproximadamente R$ 1,5 milhão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) para desenvolver um sistema de previsão hidrológica em tempo real. Selecionado no edital 06/2024, voltado para pesquisa e desenvolvimento em desastres climáticos, o projeto é o primeiro da UFPel a ser aprovado por um servidor na categoria A desse programa.
Objetivos e impacto do sistema
O sistema atuará como uma ferramenta de alerta antecipado, auxiliando órgãos governamentais no gerenciamento de crises climáticas, como inundações e enchentes, que têm se intensificado devido às mudanças climáticas. Além de fornecer informações precisas em tempo real, a solução buscará agilizar decisões de curto prazo e melhorar a comunicação dos riscos à população, minimizando impactos nas áreas afetadas e ampliando a proteção de vidas.
A proposta combina tecnologia avançada com engajamento social, promovendo uma abordagem integrada que fortalece a resiliência climática. Para o coordenador do projeto, professor Samuel Beskow, do curso de Engenharia Hídrica da UFPel, o objetivo é reduzir vulnerabilidades e oferecer subsídios para tomadas de decisão mais eficazes. “Nosso sistema visa unir tecnologia e interação com a sociedade para aumentar a resiliência das comunidades atingidas por desastres hidrológicos”, explicou Beskow.
Contexto e abrangência
O projeto faz parte de um grupo de 83 iniciativas contempladas no edital, que investiu R$ 45 milhões no enfrentamento de desastres climáticos. Com prazo de execução de dois anos, os projetos foram selecionados por sua capacidade de gerar informações científicas que apoiem políticas públicas mais eficazes para lidar com os efeitos das mudanças climáticas no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Equipe interdisciplinar
Reunindo especialistas de diferentes instituições e áreas, a equipe técnica inclui pesquisadores da UFPel, UFRGS, Furg, UFLA, e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (SEMA-RS), além de profissionais da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Entre as áreas envolvidas estão hidrologia, meteorologia, geotecnologias, modelagem matemática, oceanografia e gestão de recursos hídricos.
Além dos pesquisadores, o projeto conta com alunos de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Modelagem Matemática da UFPel, bem como técnicos em hidrologia. Muitos integrantes da equipe participaram de ações emergenciais no Gabinete de Crise de Pelotas e na Defesa Civil, contribuindo durante as inundações de maio de 2024 no Rio Grande do Sul.
Nome do projeto e aplicação prática
Intitulado “Sistema integrado de previsão hidrológica em tempo real e alerta antecipado como ferramenta na busca da resiliência climática: uma abordagem tecnológica e social para a região sul do Rio Grande do Sul”, o projeto visa criar uma estrutura funcional que poderá ser utilizada em salas de situação e gabinetes locais. Essa ferramenta apoiará as estratégias de monitoramento e resposta, fortalecendo a capacidade de mitigação e adaptação diante de eventos extremos.
O trabalho reforça o compromisso da UFPel e parceiros com a criação de soluções científicas que impactem diretamente a sociedade, reduzindo os danos provocados por desastres e promovendo maior segurança para as populações vulneráveis.
Texto de: Redação
Imagem: Divulgação
0 comentários
Adicionar Comentário