Livro "Feitos de Luz e Sombras" retrata vivências literárias no Theatro Sete de Abril
UFPel inicia criação de protocolos para combater violências na universidade
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deu início à construção coletiva de um protocolo de prevenção e combate a diversas formas de violência dentro da instituição. O primeiro encontro aberto ocorreu na última quinta-feira (27), no Auditório da Reitoria, reunindo movimentos sociais, autoridades, representantes de associações, coletivos, estudantes, professores, técnicos e trabalhadores terceirizados.
A iniciativa é liderada pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), que antecipou o processo devido a um recente caso de racismo contra um motorista terceirizado. Durante o evento, foi anunciada a criação de um serviço de acolhimento para vítimas de violência, que está em fase de estruturação.
Grupos de Trabalho e próximos passos
Foram formados Grupos de Trabalho (GTs) para atuar em diferentes frentes:
- Racismo
- Capacitismo
- Etarismo e violência contra idosos
- LGBTQIA+fobia
- Violência contra mulheres
A programação prevê reuniões semanais dos GTs em março e abril, uma audiência da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa na UFPel (data a definir) e uma reunião geral em maio. O documento final será enviado para aprovação em junho.
Como participar
Interessados podem se inscrever pelo e-mail proafeufpel@gmail.com, informando nome, telefone e o grupo que desejam integrar. As primeiras reuniões ocorrem na semana do dia 10 de março.
*Com informações da UFPel
0 comentários
Adicionar Comentário