Mais Recentes :

UFPel participa da criação de Fórum Interinstitucional de Ações Afirmativas

UFPel participa da criação de Fórum Interinstitucional de Ações Afirmativas

Representantes de Instituições Federais de Ensino do Rio Grande do Sul iniciaram o diálogo para a construção conjunta de regulamentações para ações afirmativas: políticas sociais de combate a discriminações no acesso à educação. A primeira reunião, realizada em 3 de outubro na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), resultou na criação do Fórum Interinstitucional de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul.

A iniciativa busca promover o diálogo e a construção de normativas e procedimentos para o ingresso e permanência de pessoas com deficiência, negras, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+, sigla que compreende lésbicas (L), gays (G), bissexuais (B), trasngêneros, transexuais e travestis (T), queer (Q), intersexuais (I), assexuais (A) e outras identidades não representadas pelas letras (+). Participaram da criação do Fórum representações da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e dos Institutos Federais Sul-rio-grandense (IFSul) e do Rio Grande do Sul (IFRS).

De acordo com a coordenadora de Diversidade e Inclusão da UFPel, Cláudia Daiane Molet, o Fórum contará com reuniões mensais, para abordar temas como ingresso e permanência, processo seletivo especial para estudantes indígenas e quilombolas, bancas para pessoas com deficiência, autodeclaradas negras (pretas ou pardas) e transexuais e travestis. Também estará em pauta o combate ao assédio e às demais formas de discriminação.


Redação: Assessoria de Imprensa

Imagem: Juliano Lima



0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia