Prefeito Marroni recebe ministra da Saúde Nísia Trindade nesta quinta-feira
UFPel promove sarau em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans
A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizará, no dia 29 de janeiro, um sarau em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. O evento ocorrerá às 17h, na Casa Oca, localizada na Rua Dona Mariana, 1, bairro Porto.
Com o tema "O preconceito é um peso desnecessário. Só o amor pode nos tornar mais humanos", o sarau contará com apresentações culturais, performances e declamações de poesias, proporcionando um espaço de reflexão e celebração das conquistas da comunidade trans. A Proafe destaca que a iniciativa visa promover o respeito, a inclusão e a valorização da diversidade no ambiente acadêmico.
O Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado em 29 de janeiro desde 2004, quando foi lançada a campanha "Travesti e Respeito" pelo Ministério da Saúde. A data simboliza a luta e a resistência da população trans no Brasil. Segundo a ONG Conectas Direitos Humanos, o país lidera, pelo 15º ano consecutivo, o ranking mundial de assassinatos de pessoas trans, conforme dados da Transgender Europe (TGEU). Desde 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou condutas homofóbicas e transfóbicas aos crimes de racismo, até que o Congresso Nacional aprove legislação específica sobre o tema. Denúncias de transfobia podem ser feitas pelo Disque Direitos Humanos, através do número 100.
O evento é aberto a toda a comunidade e busca fortalecer o compromisso da UFPel com a promoção dos direitos humanos e a equidade de gênero.
0 comentários
Adicionar Comentário