Mais Recentes :

UFPel tem 4 novos cursos de doutorado

UFPel tem 4 novos cursos de doutorado

A comunidade de Pelotas e região Sul passa a contar com mais quatro novos cursos de doutorado oferecidos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a partir de 2025. Os programas de pós-graduação (PPGs) em Ciências Ambientais, Educação Matemática, Geografia e Modelagem Matemática tiveram cursos de doutorado aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e passam a integrar os mais de 90% de PPGs acadêmicos com nível de doutorado, na UFPel.

“Esse é um resultado que consolida nossa maturidade científica. Além do aumento quantitativo, melhoramos muito a qualificação dos nossos programas. Nossa nota média saiu de 3,7, em 2013, para 4,4 em 2024. Nosso ensino é público, de qualidade, e proporciona que as pessoas não precisem mais sair da nossa região para se titular”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Flávio Demarco, referindo-se às notas dadas pela Capes aos programas, que podem variar de 3 (regular) a 5 (muito bom), chegando a 6 e 7, em casos de programas de excelência internacional.

Além do número de programas oferecidos, que já coloca a UFPel entre as 25 maiores universidades do Brasil no quesito, há a preocupação de que os pesquisadores tenham condições de permanência, com dedicação integral, na universidade. Nesse sentido, a UFPel atende aproximadamente 60% do total de mestrandos e doutorandos com bolsas de estudo, remunerando os pesquisadores em suas atividades. “Nossa oferta de programas dá uma possibilidade de formação no nível mais alto da pós-graduação para os estudantes da nossa região”, ressalta o coordenador de Pós-Graduação da UFPel, Rafael Castro, ao lembrar da importância da capacitação desses profissionais para o desenvolvimento social e econômico da região Sul.

Os 4 PPGs com novos cursos de doutorado têm coordenadoras mulheres e essa é outra marca importante da pesquisa na UFPel. As coordenadoras Daniela Buske (Modelagem Matemática), Daniela Hoffman (Educação Matemática), Diuliana Leandro (Ciências Ambientais) e Edvania Corrêa (Geografia) integram o quadro de pesquisadores da universidade que, atualmente, é composto majoritariamente por mulheres – um dado importante relacionado à equidade de gênero na ciência.

“Esse resultado consolida um trabalho brilhante que é desenvolvido pelos nossos pesquisadores e estudantes. Parabenizo a toda comunidade das unidades acadêmicas envolvidas. Findamos a gestão orgulhosos de termos, em conjunto com toda a nossa comunidade, avançado significativamente na consolidação da Pós-Graduação“, comemora a reitora da UFPel, Isabela Andrade.


Texto de: Assessoria de imprensa

Imagem: Divulgação


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia