Incerteza no Instituto de Menores
Vereadora Fernanda Miranda alerta sobre baixa procura pelo auxílio emergencial pelotense
Na manhã desta terça-feira (14), a vereadora do PSOL Fernanda Miranda subiu a tribuna para fazer um alerta sobre a baixa procura de mulheres em situação de extrema vulnerabilidade para receber o "Renda Delas", o auxílio emergencial pelotense destinado a esse público e suas famílias.
"Soubemos que a procura pelo auxílio está baixa e isso não quer dizer que as mulheres não estejam precisando, muitas vezes não estão conseguindo acessar o local de cadastramento ou nem sabem se podem receber", colocou a vereadora.
O cadastramento para receber o auxílio vai até sexta-feira (17) no Parque Tecnológico (Av. Domingos de Almeida, 1785), das 8h às 17h.
Mulheres que não tem o cadastro atualizado no CadÚnico ou não conseguem se deslocar até o Parque Tecnológico devem procurar o seu CRAS de referência.
E atenção para algumas dúvidas que permanecem sobre os critérios. A mulher tem direito ao auxílio se:
- Recebeu o auxílio emergencial e hoje não recebe mais nem possui renda, só a mínima para o programa.
- Tem na família alguém que recebe LOAs (não é impeditivo), mas a sua renda se enquadra na mínima para o programa.
- Mesmo as que já possuem cadastro no CadÚnico é necessário realizar a atualização.
- Se tiver problema de saúde, estiver acamada ou outros problemas de locomoção, pode requerer a visita para realizar o cadastro, devendo ligar para o seu CRAS de referência ou para onde realiza o cadastro, para o agendamento.
Somente estarão impedidas de realizar cadastro as mulheres que estejam ganhando alguma renda superior ao valor estipulado pelo programa para se habilitar (renda familiar per capita de até R$ 178).
"Esse movimento é para que as mulheres que precisam não percam essa oportunidade que é um direito conquistado através de muita luta do movimento feminista, com apoio do legislativo e da prefeitura, para que se tenha uma chance de enfrentar minimamente as consequências da pandemia." conclui a parlamentar.
Para mais informações, acesse o site pelotas.rs.gov.br/auxilio
Por Assessoria de Comunicação do Gabinete da vereadora Fernanda Miranda (PSOL)
Edição NPJ
0 comentários
Adicionar Comentário