Grupo Vocal Infanto-Juvenil realiza inscrições para suas atividades
Vídeo enganoso: especialistas explicam que teste sorológico não prova ineficácia de vacinas
Um vídeo publicado recentemente nas redes sociais pelo médico Delano Santiago Pacheco dá informação falsa, explicam os especialistas do Projeto Comprova, citadospelo Correio Braziliense, nesta quinta-feira (22). No vídeo, compartilhado também por outros perfis, como o da ex-deputada federal do Rio de Janeiro Cristiane Brasil, o médico associa o resultado de um teste de anticorpos neutralizantes à eficácia da vacina CoronaVac.
Ele foi vacinado com duas doses da vacina e, ao fazer testes sorológicos, não apresentou anticorpos neutralizantes suficientes contra o SARS-CoV-2. No entanto, conforme explicação da imunologista Anna Castelo Branco, o exame sorológico mostra apenas se a pessoa teve contato com o coronavírus, e não indica a existência ou não de imunidade contra a infecção.
Os anticorpos são só uma das defesas ativadas após a vacinação e ainda não é certo qual o nível de anticorpos que pode garantir proteção. Entretanto, o Brasil confirmou mais 1.444 mortes e 49.603 casos de COVID-19, totalizando 547.134 óbitos e 19.524.092 diagnósticos da doença, informou o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.
Fonte: Sputnik News
Imagem: Sputnik News
0 comentários
Adicionar Comentário