Mais Recentes :

Vigilância Sanitária alerta sobre riscos das câmaras de bronzeamento artificial

Vigilância Sanitária alerta sobre riscos das câmaras de bronzeamento artificial

O uso de câmaras de bronzeamento artificial é proibido no Brasil desde 2009 pela Resolução 56 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido à emissão de radiação ultravioleta, que pode causar danos à saúde, incluindo o aumento dos casos de câncer de pele. Apesar da proibição, há relatos do uso irregular desses equipamentos.

Riscos à saúde

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) alerta que a radiação UV emitida por esses equipamentos está associada ao desenvolvimento de melanoma, um dos tipos de câncer de pele. Além disso, o uso dessas câmaras pode causar envelhecimento da pele e outras complicações dermatológicas.

Denúncias e fiscalização

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Visa/SMS) reforça o alerta sobre os riscos do uso dessas câmaras para fins estéticos e disponibiliza canais para que a população denuncie estabelecimentos que utilizam esses equipamentos de forma clandestina. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (53) 3284.7733, pelo e-mail admvisapel@gmail.com ou através da Ouvidoria do SUS.

Sidnei Louro Jorge Júnior, servidor da Vigilância Sanitária, destaca a necessidade de colaboração da população. “Apelamos à população, no sentido que denuncie, com urgência, o local que pratica esse procedimento, pois está atuando de forma clandestina, sem autorização ou licença para operar”, alerta.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da prevenção e do uso de métodos seguros para o bronzeamento, evitando exposição desnecessária à radiação.


Texto de: Redação

Imagem: Divulgação


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia