"Maya", novo romance de Hilda Simões Lopes, reconstrói a força das vivandeiras e mulheres esquecidas da história
Vila da Palha recebe nova travessia de drenagem e segue com mutirão de zeladoria
Obra no cruzamento da Saint-Hillaire com Estrada da Costa integra ações para melhorar saneamento e prevenir alagamentos
A região da Vila da Palha, no bairro Areal, está recebendo uma nova estrutura de drenagem no cruzamento da rua Saint-Hillaire com a Estrada da Costa. A intervenção faz parte de um conjunto de serviços ininterruptos de zeladoria e reestruturação da rede pluvial e cloacal, iniciados há um mês pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui).
A nova travessia subterrânea terá 32 metros de extensão e utilizará 16 tubos de concreto PA3, com 60 centímetros de diâmetro — um modelo mais resistente ao tráfego. A obra busca melhorar o escoamento das águas e evitar alagamentos, além de proteger a rede de abastecimento de água potável. Nesta semana, técnicos do Sanep realizam medições topográficas para ajustar a declividade do sistema.
Segundo a Ssui, a região apresenta sérios problemas de infraestrutura causados por obras irregulares, como construções sobre a rede de drenagem e valetas aterradas. Essas condições deixaram o sistema obsoleto e sem possibilidade de manutenção eficaz. Com a nova travessia, o objetivo é restaurar e modernizar o saneamento local.
A expectativa é que a etapa mais crítica da obra — a abertura da pista — seja concluída até sexta-feira, 18 de agosto. Na próxima semana, será iniciada a instalação de caixas coletoras e serviços de envaletamento, dando continuidade à reestruturação da drenagem na área.
Parte de um projeto maior
As intervenções atuais integram um projeto técnico da Secretaria de Urbanismo (Seurb), orçado em R$ 5,7 milhões, que está sob análise na Caixa Econômica Federal. A proposta prevê pavimentação com blocos de concreto, sistema de drenagem completo, ciclofaixas, sinalização viária e a criação de um espaço público junto à orla do arroio Pelotas.
Desde o início do mutirão da Ssui na localidade, a Prefeitura já executou a instalação de outra travessia — com 8 metros — no cruzamento da Estrada da Costa com a rua Borba Gato, encerrando um problema crônico de esgoto a céu aberto. Também foram feitos reparos em ligações pluviais e cloacais entre as ruas Luiz Alves Pereira e Barão de Corrientes, além da limpeza de canais, patrolamento de ruas e recolhimento de resíduos.
Fonte: Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui)
Imagem: Divulgação / Ssui
0 comentários
Adicionar Comentário