Orgulho e Resistência: A 23ª Parada da Diversidade celebra Ancestralidade LGBTQIA+
Zelmute indica prioridades de um governo popular
Depois de oito anos, o Partido dos Trabalhadores (PT) retorna ao comando da administração municipal de São Lourenço do Sul. Concorrendo pela Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), Zelmute Marten foi eleito domingo (6/10) numa disputa apertada, cuja diferença acabou sendo de apenas 188 votos para o segundo colocado Mahmoud Emer “Turco”, do PL. A chapa composta pelos petistas Zelmute e Fernanda Bork obteve 28,93% dos votos válidos.
Zelmute Marten concedeu entrevista nesta terça-feira (8/10) ao programa Edição da Manhã da RadioCom Pelotas, quando falou da vitória nas urnas. “O processo eleitoral em São Lourenço do Sul indicava uma tendência de mudança em razão de uma majoritária opinião da nossa população de que estávamos encerrando um ciclo de muita ausência de políticas públicas em todas as áreas”, disse ao se referir ao campo político que comandava o município há oitos anos com a liderança do prefeito Rudinei Härter (PDT).
O prefeito eleito destacou que seu programa de governo foi construído com a comunidade em vários meses de trabalho antes das eleições. “Esse debate permitiu que nós apresentássemos um programa de governo, visando a recuperação da administração e das finanças públicas, e buscando o alinhamento do governo municipal com o governo federal”. Zelmute frisou que, encerrada a eleição, está convidando toda a comunidade de São Lourenço do Sul para “começar a trabalhar numa estratégia visando a recuperação dos serviços públicos e buscando a atração de novos investimentos para o município”.
PRIORIDADE
A primeira reunião com o atual prefeito está marcada para sexta-feira, mas o prefeito eleito indicou as medidas iniciais: “A partir dessa reunião vamos instituir uma equipe de trabalho para fazer contato com as secretarias e assim ter um diagnóstico sobre a estrutura atual da prefeitura. Estamos também preparando um documento para solicitar um conjunto de informações relacionadas ao pessoal, ao orçamento, contratos, licitações... Para que a gente possa ir gradualmente se apropriando das informações. A nossa prioridade vai estar sempre voltada para oferecimento de políticas públicas aos mais pobres da periferia da cidade e, especialmente, para a população do nosso interior. Nós temos 2,8 km de estradas, temos 40% da população residindo no interior. Temos um compromisso muito claro de reestruturar as estradas rurais para dar mais dignidade ao nosso agricultor”, comentou.
Zelmute destacou também o conceito de parcerias público/ comunitárias em São Lourenço do Sul como uma das marcas de seu futuro governo. “Nosso intuito é planejar e estruturar a administração municipal em parceria com os distritos do nosso interior e com os bairros da cidade para que dessa maneira a gente possa ir recuperando a participação popular, o diálogo e a condição para que o prefeito e a vice-prefeita possam estar próximos das pessoas, combinando com as comunidades uma agenda de trabalho para a recuperação dos serviços públicos. Nós retomaremos o Orçamento Participativo e promoveremos o fortalecimento dos conselhos municipais”, prometeu.
Também entre as prioridades está a elaboração de um Plano de Contingência para a prevenção dos eventos climáticos extremos, já que São Lourenço do Sul foi um dos municípios da região fortemente atingidos pela enchente de maio. Sobre a governabilidade do município, considerando que a maioria dos vereadores eleitos é de partidos alinhados com o campo da direita, Zelmute Marten não demonstrou preocupação. “Nós vamos elaborar um método de trabalho, estabelecendo um diálogo permanente entre o executivo e o legislativo. Nosso objetivo é fazer um sentido de administração comunitário, suprapartidário (...) Vamos recuperar um ambiente que seja baseado no respeito, no diálogo e na hierarquização de prioridades”, completou.
Você acompanha a entrevista completa no canal da RadioCom Pelotas no You Tube.
Fonte: RadioCom / Caldenei Gomes
Imagem: Facebook
0 comentários
Adicionar Comentário